Jogos Escolares da Bahia classificam campeões de modalidades coletivas para Jogos da Juventude 2024
Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

Após um final de semana movimentado com as disputas coletivas, no basquete, futsal, handebol e voleibol, e também com o xadrez da etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia (JEB’s) 2024, os campeões nos naipes masculino e feminino do basquete, handebol e vôlei estão classificados para os Jogos da Juventude 2024. O torneio nacional anual acontecerá em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 13 e 28 de novembro.

A fase final estadual nas modalidades coletivas contou com mais de 80 escolas, representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), após passarem pelas seis etapas classificatórias interterritoriais, com uma estimativa de mil alunos. As seis equipes classificadas receberão a integração dos representantes das disputas das modalidades individuais, que acontecem neste final de semana em Salvador e Lauro de Freitas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

Pela primeira vez, na retomada dos JEB’s, a maioria dos representantes das modalidades coletivas serão de instituições de ensino públicas e do interior da Bahia. Esse é o caso do handebol, em que as equipes classificadas foram o Colégio Estadual Lomanto Junior, de Juazeiro, no masculino, e o Colégio Estadual John Kenedy, de Nova Viçosa, no feminino. Eles venceram, respectivamente, o Colégio Nobre, de Feira de Santana, no masculino, e o IFBA, de Juazeiro, no feminino.

O representante do voleibol masculino baiano também será uma escola pública do interior – o Colégio Estadual Mimoso do Oeste, de Luís Eduardo Magalhães. O time venceu o CETEP, de Juazeiro. O Colégio Maristas, de Salvador, completa a delegação do voleibol com a equipe feminina após ganhar do Colégio de Tempo integral Santo Estevão.

Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

No basquete feminino, a Escola SEB Sartre Itaigara, de Salvador, ganhou do IFBA de Juazeiro e se classificou para a fase nacional. No masculino, a equipe classificada foi o Instituto Saber e Cultura, de Eunápolis, que venceu o Colégio Maristas, de Salvador.

As disputas de 15 a 17 anos da fase estadual no último final de semana também contaram com os títulos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro, contra o Colégio Estadual Everton de Oliveira, de Bom Jesus da Lapa, no futsal feminino; do Colégio Estadual Idalina, de Irecê, contra o Colégio Estadual Edilson freire, de Maracás, no futsal masculino; de Stefany Lorrane Coelho, do IFBA de Juazeiro, no xadrez feminino; e de Françoar Araújo, do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, no xadrez masculino.

12 a 14 anos

Estudantes atletas de 12 a 14 anos também disputaram o título da etapa estadual dos JEB’s no último final de semana, mas os classificados para a etapa nacional, que acontece entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, já estavam definidos após seletiva realizada pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) em julho.

No basquete, a Escola SEB Sartre Nobel, de Salvador, fez a dobradinha nos naipes masculino e feminino, após vencer, respectivamente o Colégio Estadual Gastão Assis, de Feira de Santana, e o Colégio Paulo freire, de Bom Jesus da Lapa. No voleibol, a dobradinha ficou a cargo do Colégio Militar de Salvador, que venceu o COM de Teixeira de Freitas em ambos os naipes.

O interior foi amplamente representado nas disputas do handebol, com a força do norte do estado, mais especificamente de Juazeiro. O Colégio Estadual Rotary conquistou o título masculino em cima do Colégio Estadual Afrânio Fernandes, de Ilhéus, enquanto a Escola Municipal 2 de Julho levantou o troféu contra a equipe da capital da Escola Municipal Teodoro Sampaio.

Já Caetité, no sudoeste baiano, também foi representado no futsal. O Complexo integrado de Educação de Caetité ganhou o naipe feminino contra a Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Mello da Silva, de Juazeiro. O campeão do futsal masculino foi a Escola SEB Sartre Itaigara, da capital, com a vitória sobre o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Juazeiro.

No xadrez, Steffany Santos, do SESI Milton Santos, de Salvador, foi a campeã feminina, e Ian Zac, do Colégio Armando Xavier de Oliveiora, de Jacobina, foi o campeão masculino dos JEB’s, que conta com a organização da FBEE, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Fonte: Ascom/Sudesb