Juventude rural baiana desembarca em Bruxelas para intercâmbio da agricultura familiar
Foto: Millena Espíndola

Filhas e filhos de agricultores familiares da Bahia, que estão sendo preparados para a sucessão rural, desembarcaram no domingo (1) em Bruxelas, na Bélgica, para um intercâmbio em experiências agrícolas do país europeu. Eles chegam ao destino com outros representantes da agricultura familiar baiana na Missão Bahiater, do Governo do Estado.  

As Missões realizadas pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ocorrem em parceria com o Brasil Origem Week, evento que fortalece os laços do Brasil com outros países, e proporcionam uma ampla programação técnica e de pesquisa com imersão de uma semana no destino internacional. O Assentamento Terra Vista, referência em preservação ambiental, agroecologia e produção de mudas nativas da Mata Atlântica, situado em Arataca, Litoral Sul, enviará um de seus representantes da juventude.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Victor Uallas, 26 anos, conta sobre sua expectativa para a experiência internacional. “A juventude tem como hábito se espelhar em coisas novas. Então, ao viajar para outros países e ver sua cultura, sua forma de trabalho e seu conhecimento, tenho como certeza que voltamos com motivação e vontade de fazer diferença na nossa comunidade. O Terra Vista tem um potencial de desenvolvimento muito grande e, ao conhecer outros lugares, isso contribui ainda mais para o seu crescimento”, avalia. 

O jovem também participou da Missão Bahiater em Portugal no mês de junho. Ele conta que conheceu modelos de negócios e espaços importantes para sua área de atuação, como o Museu do Chocolate. “Conheci alguns vinhedos, fábrica de queijo, o Museu do Chocolate e o Museu do Vinho, entre outros pontos importantes. O que teve mais destaque para mim foi o Museu do Chocolate, por já trabalhar com o cacau. Ao saber detalhes da sua origem e da sua disputa, foi importante para agregar mais conhecimento e também entender que, mesmo sendo um fruto típico da minha região, tem uma trajetória histórica no mundo que não sabíamos”, finaliza Victor.

O evento Brasil Origem Week Bélgica acontecerá na Grand Place de Bruxelas. Além das visitas técnicas, a missão baiana participará do evento com stand e das palestras e painéis sobre economia, oportunidades de investimentos e discussões atuais sobre o Brasil.

Fonte: Ascom/SDR