Na semana em que o país celebra o karatê, Sudesb garante disputas e treinamentos de atletas baianos
Karatê - Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb

Criado no Japão durante o século XV, a arte marcial karatê, que significa “mãos vazias”, surgiu, inicialmente, como uma prática de autodefesa, em consequência à proibição de armas na região. A modalidade ficou famosa a partir da década de 60 no Brasil e segue se desenvolvendo na Bahia, onde recebe apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Nesta quarta-feira (11), Dia Nacional do Karatê, os investimentos feitos pela autarquia estadual na modalidade chamam atenção, com a concessão de passagens aéreas para um atleta baiano e a cessão de espaço para o treinamento da Seleção Baiana de Karatê. A ação, organizada pela Federação Bahiana de Karatê (FBK), acontecerá neste domingo (15), no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Natan Costa – Foto: arquivo pessoal

Treinamento

Com vistas à formação da Seleção Baiana que vai disputar a final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2024 – que será realizado nas categorias sub-8 a junior, de 12 a 17 de novembro, em Recife (PE); e da sub-21 a sênior, de 4 a 8 de dezembro, em Brasília (DF) –, todos os atletas que participam das fases classificatórias fazem parte da atividade, segundo Ubiratan Bezerra, diretor técnico da FBK. Ele explica sobre a relevância da data para a Bahia e da prática da modalidade no equipamento da Sudesb.

“A data é muito importante para a Bahia, pois aqui nasceu o patrono do karatê brasileiro, o nosso Denilson Caribé de Castro, fundador da FBK e da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), quando deixou de estar ligada à Confederação Brasileira de Pugilismo. Realizar um treinamento junto dos melhores atletas baianos para uma competição de alto nível na casa das artes marciais da Bahia, que possui uma estrutura maravilhosa, é uma grande realização”, comenta Ubiratan.

Karatê – Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb

A partir das 8h às 10h, os atletas da variação kumitê subirão no tatame com o Professor João para a preparação, enquanto das 10h às 12h será a vez dos atletas de kata com o Professor Fabrice: 10h o grupo dos novos, faixa branca a verde e categorias sub-8 a master; 11h o grupo especial, faixa roxa a acima e categorias sub-10 a master. Cerca de 70 atletas estarão presentes

Viagem

A Sudesb também concedeu passagens aéreas ao atleta de 18 anos, Natan Ferreira Costa, que é 1º lugar kumitê junior (-55kg) no ranking estadual 2023 e 7º lugar kumitê junior (-55kg) no ranking nacional de base 2023. Ele viaja para a fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê – Etapa Paraíba, que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, em João Pessoa, nesta sexta-feira (13).

“A Sudesb hoje tem um papel muito importante em minha vida. Graças a ela, estou conseguindo me tornar um atleta de alta performance no karatê e fui capaz de alcançar muitos objetivos dentro do esporte. Estou com uma expectativa alta. Espero conseguir trazer uma medalha para casa e garantir vaga na fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê na categoria adulta”, expressa Natan.

Natan Costa – Foto: arquivo pessoal

Apoio da Sudesb

Ubiratan destaca os investimentos do Governo do Estado, por meio da Sudesb, à modalidade, com todo o suporte e, principalmente, o fomento da prática tão inclusiva na região. “Essa semana será uma semana especial para o karatê brasileiro e baiano. Este esporte é muito inclusivo. Pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais serão sempre acolhidas. Recebemos baixos suportes financeiros de empresas privadas. Entretanto, o Governo do Estado, por meio da Sudesb, sempre está de portas abertas para nós, seja com concessões de passagens aéreas, transportes, estrutura para realização dos treinamentos e campeonatos, dentre outros fatores. Não há do que reclamar,” conclui o diretor técnico.

Natan Costa – Foto: arquivo pessoal

Fonte: Ascom/Sudesb