SEI Bahia Municípios vai levar tramitação eletrônica a Itaju do Colônia
Foto: Ascom/Saeb

As prefeituras de Dom Macedo Costa, Cabaceiras do Paraguaçu e Muritiba acabam de aderir ao projeto SEI Bahia Municípios. O secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes assinou, virtualmente, termos de colaboração na área de transformação digital com os prefeitos Egnaldo Piton, Pedro Santana e Danilo Sampaio, responsáveis pela gestão, respectivamente, dos três municípios. Os documentos vão viabilizar para as prefeituras a implantação sem custo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Com a adesão dos municípios – que integram o Consórcio do Território do Recôncavo – o número de cidades baianas que participam da iniciativa chegou a 73. Desenvolvido pelo governo estadual em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação, o projeto visa disseminar o uso do SEI nas administrações municipais do Estado.

Link Personalizado

O software é reconhecido, nacionalmente, como solução eficaz para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Proporciona a eliminação do uso de papel, com ganhos financeiros, de produtividade, transparência e sustentabilidade para os cofres públicos.

A ferramenta – desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – foi adotada pelo Poder Executivo Estadual em 2017, em uma implantação que se tornou referência para todo o país. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 222 milhões, além de proporcionar a preservação de aproximadamente 111 mil árvores graças à redução no consumo de papel.

Agora, as equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios, sem custo. Para completar, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) viabiliza a infraestrutura para implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.

Fonte: Ascom/Saeb