Seagri participa de reunião do Consea e debatem mudanças climáticas na Bahia
Foto:Divulgação-Ascom/ Seagri

Em busca de soluções para os desafios impostos pelas mudanças climáticas e para garantir a segurança alimentar da população baiana, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) participou na última quinta-feira (29) da plenária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea). O encontro ocorreu no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Um dos destaques da plenária foi a apresentação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (ABC+Bahia), detalhada pelo coordenador do programa e chefe de gabinete da Seagri, Thiago Guedes. Lançado em junho deste ano pelo governador Jerônimo Rodrigues, o plano representa um marco na busca por uma agricultura mais sustentável no estado.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O ABC+ Bahia é uma ferramenta fundamental para que a Bahia possa enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar da população”, afirmou, Thiago.

O plano prevê a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, como o plantio direto, sistemas agroflorestais, integração, lavoura pecuária floresta, bio-insumos e recuperação de pastagens degradadas, dentre outros.

Débora Rodrigues, presidente do Consea-BA, ressaltou a importância da plenária como um fórum democrático de debate para a construção de políticas públicas eficazes.

“Este espaço é fundamental para que possamos diagnosticar com precisão a situação da segurança alimentar, nutricional e climática no estado, para propor ações concretas ao governo, sempre em diálogo com a sociedade civil”, pontuou a presidente.

O evento reuniu representantes do governo, da sociedade civil e de diversas instituições, que debateram as implicações das mudanças climáticas para a produção de alimentos e as ações necessárias para mitigar seus impactos.

Fonte: Ascom/Seagri