Sesab realiza Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde para mais de 2 mil pessoas
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

Nesta segunda-feira (9), Lauro de Freitas foi palco de um evento voltado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. A 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, organizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e pelo Conselho Estadual de Saúde, reuniu em sua abertura cerca de 2 mil pessoas, entre autoridades, gestores, conselheiros e profissionais da área dos 417 municípios baianos.

Essa é a primeira vez da técnica e agente comunitária de saúde da cidade de Cândido Sales, Maria Zenilda Almeida, na conferência. De acordo com ela, as expectativas são as melhores. “Falar do SUS é sempre muito importante, buscar conhecimento, buscar informação, para estar sempre em busca de melhores qualidades para o nosso SUS”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

Quem também aprovou foi o presidente do Conselho Comunitário de Saúde de Maragogipe, Carlos Francisco. “Muito importante porque é um espaço democrático, onde você consegue se expressar e debater com outros a saúde que você quer, para o seu estado e para o seu município. É um local onde a gente consegue pensar a saúde pelo todo. Não só para mim, mas para toda a Bahia”, reforçou Carlos Francisco.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”, a conferência segue até o dia 11, no Armazém Convention. “Esse momento aqui de integrar a participação de todos os municípios do Estado, conjuntamente discutindo políticas da gestão do trabalho e da formação e capacitação traz, sem dúvida, um grande ganho para o SUS. Então, a gente fica muito feliz com essa conferência acontecendo aqui”, pontuou a secretária da Saúde, Roberta Santana, destacando a importância da gestão participativa e democrática para ampliar a atuação do SUS.

Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

A conferência é fruto de um processo coletivo que envolveu etapas municipais e regionais. Ao todo, mais de 2.300 propostas serão discutidas e aperfeiçoadas durante o evento. O objetivo é criar políticas públicas que impactem positivamente o SUS e que serão levadas à 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em Brasília, no final do ano.

O evento será guiado por três eixos principais: Democracia, controle social e equidade na gestão participativa; Trabalho digno, seguro e humanizado no SUS; e Educação como base para o desenvolvimento do trabalho e cuidado na saúde.

Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Isabela Pinto, considerou o espaço fundamental para tratar de assuntos importantes para o setor. “Essa conferência é um espaço de discussão de propostas relativas à gestão do trabalho e da educação na saúde, de políticas para a valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores, planejamento da força de trabalho em saúde, o investimento na educação permanente, na discussão sobre os cursos de saúde, tudo isso está em pautas”.

Para a secretária, a Bahia está empenhada na construção de políticas públicas que valorizem os profissionais de saúde e promovam um cuidado cada vez mais humanizado e eficiente. E a conferência será um momento importante para debater e propor soluções que fortaleçam o SUS, consolidando-o como um modelo de saúde pública para o mundo.

Fonte: Ascom/Sesab com informações do repórter Anderson Oliveira/GOVBA