Foto: Caio Teixeira/Ascom Fesf-SUS

O mutirão de mamografia da Policlínica Regional de Escada, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), já ofertou mais de 2 mil exames para mulheres entre 40 e 69 anos, assegurando assistência de qualidade para soteropolitanas de diversos bairros de Salvador. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa promovida pelo Governo do Estado e teve 100% dos atendimentos realizados por agendamento online.

São mulheres como a dona de casa Lucidalva Machado, de 49 anos. Moradora da Liberdade, ela foi uma das beneficiadas pela ação. “Consegui agendar pelo site e foi tudo bem rápido. O atendimento foi perfeito. Dou nota 10 a todas as meninas do atendimento e recepção. Para quem ainda não fez a mamografia, a mensagem que eu deixo é: procure fazer. Nossa saúde é o bem mais precioso que temos e ações como esta facilitam demais o processo de se cuidar”, alerta.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Caio Teixeira/Ascom Fesf-SUS

Aos 47 anos, Janice Pereira conta que não perdeu tempo na hora de agendar o exame. “Moro no bairro de Paripe e quando soube do mutirão, realizei logo o meu agendamento pelo site e foi tudo muito tranquilo. Hoje passei pelo exame e gostei muito do atendimento, todas as meninas muito atenciosas”, comemora.

Supervisora biomédica da Policlínica de Escada, Rayana Pereira explica que, em caso de qualquer anomalia apontada pela mamografia, a unidade entra imediatamente em contato com a paciente para dar seguimento à investigação. “Se há alguma incidência de um laudo crítico, a gente agenda o retorno dela com o médico especialista, que é o mastologista”, informa.

Foto: Caio Teixeira/Ascom Fesf-SUS

Por dia, cerca de 140 pacientes são atendidas no mutirão de mamografia da Policlínica Regional de Escada, totalizando quase 3 mil exames durante todo o mês. A ação segue até o dia 26 de outubro, como adianta o diretor da unidade, Heder Silva. “Os exames estão sendo feitos com o auxílio da unidade móvel, levando saúde para quem mais precisa e ampliando o rastreio do câncer de mama em nossa cidade. É importante frisar que as vagas para o mutirão Outubro Rosa já foram preenchidas, mas a Policlínica de Escada oferta mamografias durante todo o ano, com o agendamento através do SAC Digital”, afirma.

Mais de 525 mil atendimentos

Desde a sua inauguração, em junho de 2022, a Policlínica de Escada já realizou 525.944 atendimentos, sendo 443.590 procedimentos com finalidade diagnóstica e 82.354 consultas e procedimentos clínicos. A unidade oferece consultas em anestesiologia, angiologia, cardiologia, coloproctologia, endocrinologia, gastroenterologia, cirurgia-geral, ginecologia, otorrinolaringologia, mastologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem. 

No local, a população também tem a possibilidade de realizar exames de patologia clínica, ultrassonografia de sistemas corporais, ultrassonografia com doppler, raio-x, ecocardiografia, tomografia, eletrocardiograma, teste ergométrico, videolaringoscopia, biópsia mamária, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, histeroscopia, citopatológicos e colposcopia. Procedimentos que necessitam de contraste são acompanhados por profissionais médicos, com resultados entregues em até oito dias. Além da sala do pé diabético com acompanhamento da equipe multiprofissional.

Foto: Caio Teixeira/Ascom Fesf-SUS

Fonte: Ascom/Fesf-SUS