A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) apoia as atividades da Semana Helena, que é dedicada à sensibilização às “perdas” gestacional, neonatal e infantil e serão realizadas na semana do dia 15 de outubro. Esta data marca o Dia Mundial da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil e será lembrada com uma programação, em Salvador, que envolve o Sarau da Saudade, no Morro do Cristo; corrida da Conceição da Praia ao Bonfim; iluminação da fachada da Câmara Municipal, de 13 a 31 de outubro; e o 2º Seminário Semana Helena: “Uma Onda de Luz” sobre prevenção, cuidado e acolhimento nas “perdas” gestacional, neonatal e infantil.

A Semana Helena recebe este nome em homenagem à filha da professora da rede estadual de ensino, Flávia Carvalho, após a perda de Helena, na 37ª semana de gestação. Flávia transformou sua dor em ativismo, lutando pelos direitos e pela visibilidade das mães e famílias que enfrentam essa experiência. A Semana Helena foi instituída pela Lei nº 14.558/2023 como parte do calendário oficial da Bahia, garantindo a realização anual de ações de sensibilização e apoio.

Link Personalizado

“A Semana Helena é um momento de reflexão, apoio e empatia, dedicado a todas as famílias que enfrentaram essa difícil jornada. A luta pelo acolhimento e pela conscientização é de todas e todos nós. Estamos unidas para fortalecer essa causa tão sensível e necessária”, destacou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, ao ressaltar a importância da Semana Helena, que visa dar visibilidade ao tema em diversas situações, como a prevenção de “perdas” gestacional, neonatal e infantil ; o luto; a violência obstétrica; a humanização do atendimento nos serviços de saúde; e orientar as famílias sobre seus direitos.

A Semana Helena

Desde a sua criação em 2021, a Semana Helena tem fortalecido o debate sobre as “perdas” gestacional, neonatal e infantil, abrindo espaço para que mães e ativistas, a exemplo de Flávia Carvalho, compartilhem suas histórias. “Um dos pontos centrais da Semana Helena é justamente trazer à luz as perdas evitáveis e a redução dessas estatísticas, além de oferecer suporte emocional e psicológico às mulheres que enfrentam essas situações”, pontuou Flávia.

Para ela, é preciso a formulação de políticas públicas voltadas à prevenção de mortes gestacional, neonatal e infantil e para o cuidado com a saúde mental das mulheres. “O acolhimento adequado e a criação de políticas públicas são cruciais para garantir que essas mulheres recebam o suporte necessário, tanto para evitar futuras perdas quanto para cuidar das consequências físicas e mentais que essa situação pode provocar”, acrescentou.

Programação da Semana Helena

Sarau da Saudade – A programação da Semana Helena começa com o Sarau da Saudade, no dia 13 de outubro, das 16h às 18h, no Morro do Cristo, na Barra. “Durante o Sarau, serão realizadas homenagens para aqueles que não estão presentes fisicamente, mas estão na memória, na letra de uma música, num poema, no sabor de lanche especial e nas trocas realizadas entre os envolvidos”, explicou Flávia. Também serão liberadas fumaças azul e rosa, em homenagem aos bebês falecidos.

Seminário – No dia 17 de outubro, acontecerá o Seminário Semana Helena: informação, prevenção, cuidado e acolhimento nas “perdas” gestacionais, neonatal e infantil, das 8h30 às 13h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O seminário contará com profissionais da Saúde, que atuam direta ou indiretamente no atendimento a gestantes em maternidades e postos de saúde e demais interessados no tema.

Corrida e caminhada – Já no domingo (20), será realizada a 4ª Corrida e Caminhada “Semana Helena”, com saída às 6h da Conceição da Praia rumo à Igreja do Bonfim. A corrida e caminhada reúnem ativistas, pessoas que sofreram “perdas” e simpatizantes. No percurso, serão realizadas homenagens aos bebês falecidos, soltura de balão e fumaça azul e rosa.

As inscrições para o seminário e para a corrida e caminhada podem ser feitas pelo Portal da SPM: https://www.ba.gov.br/mulheres/

Fonte: Ascom/SPM