Bahia e MMA ajustam estratégias de mobilização para a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente
Fotos: Matheus Lemos-Ascom/Sema

Representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) se reuniram, na segunda-feira (7), para definir as próximas etapas da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema), marcada para os dias 11 e 12 de março de 2025 com a temática “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. Na oportunidade, os gestores alinharam as ações necessárias para mobilização e orientações aos segmentos sociais e as prefeituras para convocarem as Conferências municipais e intermunicipais, até dezembro de 2024, com representação de todos os territórios de identidade da Bahia.

A coordenadora da 4ª Conferência e da Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais da Sema, Mariana Mascarenhas, ressaltou o empenho e articulação entre as instituições e as organizações sociais. “Esta é uma etapa essencial, de articulação para garantir a mobilização dos 417 municípios baianos para que realizem a etapa municipal. Foram traçadas, por exemplo, estratégias e orientações para promoção de conferências intermunicipais, junto aos Consórcios Públicos e Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável, CDS e Codeter, garantindo a participação ativa da população e promovendo discussões mais abrangentes e inclusivas Expectativa é positiva, é um tema que deve ser apropriado pela sociedade, ao tempo, que esta tem papel essencial para formulação, junto aos poderes públicos, de políticas de mitigação e resiliência aos efeitos das mudanças climáticas”.

Link Personalizado

Fotos: Matheus Lemos-Ascom/Sema

Em apoio ao trabalho realizado pela Bahia, a coordenadora da Conferência Nacional e assessora do MMA, Larissa Barros, trouxe as experiências do Governo Federal e de outros estados, assim como colheu as bem-sucedidas iniciativas baianas. “A Bahia é um dos estados onde o processo está mais adiantado, um exemplo para os demais, pois já instituiu sua Comissão Organizadora Estadual também está definido todo o calendário de encontros e da própria Conferência Estadual. Com a realização da COP30 no Brasil, as conferências de meio ambiente fortalecem a qualidade do debate e da nossa participação e contribuições nesta agenda que é norteadora de diretrizes e metas globais e locais de sustentabilidade. A Bahia tem um papel estratégico na agenda ambiental do Brasil”.

A 4ª Cema busca integrar sociedade e governo no debate e formulação de políticas ambientais, promovendo o diálogo entre o poder público, organizações da sociedade civil, setor empresarial, redes, fóruns e colegiados de meio ambiente. “O regimento interno, lançado este mês, também orienta os municípios baianos a realizarem suas conferências municipais ou intermunicipais até o dia 15 de dezembro de 2024”.

Fotos: Matheus Lemos-Ascom/Sema

“A atuação conjunta entre governos e a sociedade é fundamental para avançarmos na construção de políticas públicas efetivas e alinhadas com os compromissos climáticos globais”, completou a diretora de Educação Ambiental da Sema, Kitty Tavares.

Conferência Estadual

Entre os principais objetivos da conferência estão a disseminação de informações sobre a emergência climática, a formulação de uma agenda de mitigação que contribua para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, ampliar a participação social nos diálogos sobre as medidas de adaptação às alterações climáticas, entre outros.

Fonte: Ascom/Inema