Foto: Ascom/FPC

Outubro é o mês das crianças e novembro da consciência negra, datas escolhidas para reforçar a luta por uma infância mais justa, e a luta do movimento negro, por isso, a importância de um projeto que une essas duas reflexões: a ‘Campanha Cadê Minha Boneca Preta?’ que realiza a doação dos brinquedos como uma forma poderosa de promover a representatividade e a autoestima entre as crianças.

O projeto, uma iniciativa da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. de Itaparica, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), está em sua 2° edição. A psicóloga clínica, Lorena Barreto, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (Ufba), destaca a importância de estimular a representatividade entre as crianças, para o seu desenvolvimento psicológico e emocional.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O desenvolvimento da criança é uma fase importante para a formação da identidade e essa representatividade negra desempenha papel fundamental nesse processo. Quando a criança não tem contato com essa representatividade durante a infância, ela pode levar a internalizar preconceitos e a construir uma visão distorcida da realidade. Isso pode resultar em adultos que tenham dificuldade de compreender a diversidade e ser empático com outros, e daí passar a perpetuar o ciclo de exclusão e de descriminação. A representatividade desafia e permite que as crianças construam uma visão mais inclusiva e empática do mundo”.

A campanha, além de realizar a doação de bonecas pretas, contribui para a construção de um mundo mais inclusivo. A diversidade nas brincadeiras ensina as crianças a valorizar e respeitar diferenças desde cedo, promovendo a empatia e a solidariedade. O projeto também incentiva e envolve toda a comunidade de Itaparica a se unir em torno de uma causa, fortalecendo laços sociais e promovendo um ambiente de apoio.

A arrecadação dos brinquedos será até dia 06 de novembro. O evento de entrega das bonecas acontecerá no dia 07 de novembro, com programação cultural e educativa com as crianças.

Para ser um colaborador, qualquer pessoa pode doar uma boneca preta nos pontos de arrecadação que são:

📍 Biblioteca Central do Estado da Bahia

📍 Biblioteca Anísio Teixeira

📍 Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

📍 Biblioteca Pública Thales de Azevedo

📍 Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Salvador

📍 Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Itaparica

📍 Arquivo Público da Bahia – Baixa de Quintas

📍 Centro de Memória da Bahia – Barris

📍 Casa Afrânio Peixoto – Lençóis

📍 Biblioteca de Extensão (Biblioteca Móvel)

📍 Shopping Center Lapa