Cantando Por Vidas: Hemoba recebe Grupo Vocal Pentágono para promover a doação de sangue
Foto: Grupo Pentágono

Neste sábado, dia 5 de outubro, a Fundação Hemoba recebe o Grupo Vocal Pentágono, pelo projeto “Cantando por Vidas”, fruto de uma parceria entre a instituição e o Instituto Baiano de Arte, Cultura e Humanidade (IBACH). A ação tem o propósito de promover a conscientização sobre a importância e a necessidade da doação voluntária de sangue. Sob a regência do Maestro Carlos Veiga Filho, a apresentação acontecerá das 11h30 às 12h30, na sede da Fundação, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador.

O Grupo Pentágono, que surgiu há mais de uma década com cinco integrantes e atualmente conta com dezoito membros, apresentará um repertório diversificado e emocionante. A história do grupo está ligada à sua formação original de cinco vozes, que originou o nome “Pentágono”, simbolizando as quatro vozes femininas e uma voz masculina. Ao longo de sua trajetória, o Pentágono tem participado de diversos eventos, desde casamentos, aniversários e missas até encontros de corais.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Na edição 2024 da campanha, já participaram o Coral Ecumênico da Bahia (sob a regência do Maestro Angelo Rafael); o Coral Ars Cantandi (Maestro Carlos Veiga Filho); e o Coral da Igreja Batista Nazareth (Maestro Jean Prado). As apresentações ocorrerão mensalmente no Hemocentro Coordenador, até o mês de dezembro, sempre aos sábados, com a presença de grupos corais da cidade de Salvador.

Roteiro do hemóvel

Para facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estão em locais de grandes fluxos de pessoas em Salvador e Região Metropolitana. Nos dias 05 e 07/10, o hemóvel estará no Salvador Shopping; em 05/10, no Shopping Bela Vista; e de 07 a 11/10, na Estação da Lapa, de 8h às 17h. Sempre com uma hora de intervalo para o almoço.

Onde doar

Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Fonte: Ascom/Hemoba