Foto: Matheus Landim/GOVBA

Com o tema “O mundo da literatura em festa”, foi aberta, nesta quinta-feira (17), a 12ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), uma grande celebração da cultura, arte e educação. A iniciativa, que tem apoio do Governo do Estado, trará, até domingo (20), uma programação diversificada para a cidade do recôncavo baiano.

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, lembra de como eventos desse tipo têm crescido na Bahia. Há dez anos, conforme conta, eram apenas quatro festas literárias no estado. Agora, este número subiu para 81.

Link Personalizado

“O Governo do Estado tem uma política crescente e cada vez mais consistente de apoio às feiras literárias, ampliando e democratizando esse momento tão importante de encontro em torno do livro mas, ao mesmo tempo, com tantas possibilidades de inclusão econômica”, destacou Bruno.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Esta é a primeira vez de David Carlos, morador da cidade de Dom Macedo Costa, na Flica. “Estou gostando bastante do evento. Está sendo bem interessante. Várias culturas diferentes que a gente está conhecendo aqui e está sendo, realmente, uma experiência muito bacana”, afirma o estudante David Carlos, que cursa o terceiro ano no Colégio Estadual Eraldo Tinoco.

A abertura contou com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Bahia (PMBA), sob a regência do Maestro Wanderley. Teve, também, a Janela Poética, da Secretaria de Educação do Estado, e do Coro Sinfônico da PMBA, entre outras manifestações culturais.

Uma das ações promovidas no período é a Casa do Governo, localizada na Fundação Casa Hansen. Pelo segundo ano consecutivo, ela reúne várias atividades.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

“Muito feliz de estarmos aqui, hoje, na abertura de mais um evento literário, com o apoio do Governo do Estado. Nós estaremos com a programação bastante diversificada, tanto da Flica como do Governo do Estado, de diversas secretarias: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Promoção de Igualdade Racial, Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade Racial], SPM [Secretaria de Políticas para as Mulheres]”, explicou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Costa.

Até sábado (19), vão acontecer, no local, saraus, lançamentos de livros, rodas de conversa, contação de histórias, intervenções artísticas e oficinas educativas. Contará, ainda, com a palestra cantada de Bule Bule e a presença do Robozão.

Dentro da Casa do Governo, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai realizar uma grande mobilização em prol da defesa de crianças e adolescentes. O lema trabalhado será ‘Nossa Alegria é Cuidar de Gente. Protegendo as Crianças e Adolescentes’. Os bonecos Ursinho Atento e Lulu Alerta também estarão no espaço.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

“Durante toda a Flica, a nossa equipe traz os brinquedos vigilantes com a campanha de enfrentamento ao abuso, exploração sexual e, também, o trabalho infantil. A nossa equipe vai estar em todos os espaços da Flica, fazendo processos de mobilização social e comunicando para a população a importância de vigiar para proteger as crianças e adolescentes”, resumiu a superintendente de Assistência Social da Seades, Leísa Mendes.

Responsável por algumas ações, como o Reconverso e o Coreto, a Secretaria da Educação (SEC) realiza outros projetos estruturantes, incentivando a presença dos alunos nas atividades. “Aqui, na Casa do Governo, nós teremos o Mezanino Cultural, a Janela Literária, os nossos estudantes apresentando o TAL, que é o Tempo de Arte Literária. E, no palco principal, teremos música, dança, declamação. Temos os quadros que os nossos estudantes pintaram”, detalhou a assessora técnica da SEC e presidente do Plano Estadual do Livro e da Leitura, Joice Paixão.

A expectativa é a participação de aproximadamente dois mil estudantes. Foram distribuídos kits contendo copo, viseira ou boné e uma sacola

A movimentação econômica da cidade e da região será beneficiada nestes quatro dias de Flica. Haverá comercialização de alimentos e um espaço destinado para a exposição e venda de itens artesanais, produzidos por comunidades locais.

A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação e da Acelen e Bahiagás.

Confira aqui a programação completa da 12ª Flica: https://flica.com.br/#programacao

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA