Fundação Pedro Calmon promove ações de estímulo à leitura na Flica 2023

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-Ba), está recebendo, de 17 de outubro a 15 de novembro, propostas de projetos dentro dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura Bahia (PNAB). Ao todo, a Bahia terá 29 editais que irão impulsionar a cultura em diversos segmentos.

Com isso, a produção cultural nos 27 territórios de identidade será impulsionada, através de um investimento de R$110 milhões do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Os proponentes devem inscrever os projetos no site www.bahiapnab.com.br .

Link Personalizado

A Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secult-Ba, será responsável pela realização de quatro editais: A Bahia que escreve; Ler para crescer; Memórias da Bahia e Luís Henrique Dias Tavares. Serão R$ 9 milhões investidos em iniciativas culturais que irão fomentar a política do livro e leitura, a preservação da história e memória baiana, em áreas como publicação de livros, formação de clubes de leitura, grupos de contação de histórias, bibliotecas públicas e comunitárias, espaços de leitura e memória, e concessão de bolsas para pesquisadores.

Podem se inscrever na seleção: pessoa física, maior de 18 anos, ou Microempreendedor Individual (MEI); Pessoa jurídica com fins lucrativos (Ex.: empresa de pequeno porte, empresa de grande porte, etc); Pessoa jurídica sem fins lucrativos (Ex.: Associação, Fundação, Cooperativa, etc.); Coletivo/Grupo sem CNPJ representado por pessoa física.

Projeto Lê Bairros incentiva a leitura , a inclusão da Cultura Afro e Indígena e o desafio da convivência com a diversidade. local: Escola Augusto Champleon – Pau Miúdo. Na foto: Foto de Aristeu Chagas/Agecom.

O edital também reserva cotas para pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência, além de prever critérios de pontuação indutora para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, jovens, idosos e outros grupos vulneráveis.

“Esse fomento vai direto para as mãos de quem faz a cultura acontecer em cada canto do estado”, como reforça o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro. O dirigente destaca a importância dos agentes culturais participarem dos editais para fortalecer as políticas de livro e leitura, história e memória na Bahia.

“Vivemos um momento rico no Brasil e na Bahia com o apoio e o fomento às culturas. Acabamos de publicar o resultado do nosso edital que irá apoiar 81 eventos literários. E hoje, junto ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário [de cultura] Bruno Monteiro, lançamos os editais da Aldir Blanc. Seguiremos fortalecendo a política do livro e leitura, com publicação de livros, apoio a pequenas e médias editoras, bibliotecas comunitárias, clubes de leitura, grupos de contação de histórias nas creches para incentivar o gosto pelo livro já na infância. Também teremos editais no aspecto dos espaços de memória, no âmbito da pesquisa no CMB e APEB. Esse é nosso compromisso e convido todos a participarem dos nossos editais”, enfatizou Pinheiro.

A Bahia que Escreve

Por meio do Edital de chamamento público n° 16/2024, serão selecionados projetos para a edição e/ou publicação de livros de autores baianos por editoras baianas, e propostas para edição e/ou publicação de livros por pessoa física. O valor total disponível para este edital é de R$ 5.150.000,00, que serão distribuídos em duas categorias (Livros de autores baianos por editoras baianas e Livros por pessoa física), com previsão de convocação de 43 projetos em primeira chamada.

Ler para Crescer

Através do Edital de chamamento público n°17/2024, serão selecionados projetos para a formação de clubes de leitura e de grupos de contação de histórias, esses últimos para desenvolvimento das atividades no âmbito de creches comunitárias, com prioridade para aquelas vinculadas às Voluntárias Sociais. O valor total disponível para este Edital é de R$ 900.000,00, distribuído em duas categorias (Clubes de Leitura e Grupos de contação de história), com previsão de convocação de 20 projetos em primeira chamada.

Memórias da Bahia

Neste Edital de chamamento público n° 18/2024, serão selecionados projetos que contemplem ações e estudos estratégicos para implantação e/ou modernização de espaços de memória, bibliotecas comunitárias e espaços de leitura na Bahia. O valor total disponível para este Edital é de R$1.750.000,00, que serão distribuídos em duas categorias (Implantação/modernização de bibliotecas comunitárias e espaços de leitura e de espaços de memória), com previsão de convocação de 35 projetos em primeira chamada.

Luis Henrique Dias Tavares

Por meio do Edital de chamamento público n° 24/2024, serão concedidas bolsas para graduados em Arquivologia com o propósito de desenvolverem projetos de pesquisa, visando à promoção, difusão e circulação do acervo salvaguardado pelo Arquivo Público do Estado da Bahia; e concessão de bolsas para graduados em História, Ciências Sociais e/ou Arquivologia, com o propósito de desenvolverem projetos de pesquisa, visando à promoção difusão e circulação do acervo salvaguardado pelo Centro de Memória da Bahia.

O valor total disponível para este Edital é de R$ 1.200.000,00 a ser distribuído em duas categorias (APEB e CMB), com previsão de convocação de 20 projetos em primeira chamada.

Fonte: Ascom/FPC