Foto: divulgação/SEC

Como parte da programação da Mostra Geração do Festival do Rio, um dos maiores eventos do cinema nacional, foram exibidos, na quinta-feira (10), dois filmes produzidos por estudantes da rede estadual de educação. O curta “Ikhã Nákiyã – luta ancestral” foi realizado por alunos do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, situado em Santa Cruz Cabrália. Já “Evasão escolar: qualidade da educação” é de autoria de alunos do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, de Vitória da Conquista.

Os estudantes da escola indígena estiveram no Rio de Janeiro e destacaram a importância da experiência com o audiovisual. “Fiz o papel da mulher indígena no curta-metragem e, para mim, foi uma experiência muito diferente. Poder ver e vivenciar as cenas e tudo o mais na pele foi bastante surreal. No geral, foi muito bom poder encenar e representar a força da mulher indígena, assim como a da mulher negra”, contou Ana Marcele Braz. Além dela, participaram dos projetos seus colegas Rhauany Costa, Sara Machado, Luís Henrique Santos e Rayssa Vitória Lopes Elias, sob a supervisão da professora Shirley Pataxó.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: divulgação/SEC

Já o filme “Evasão escolar: qualidade da educação” foi produzido pelos estudantes Yasmin Santos Almeida, Talita Eduarda Ferreira de Oliveira, Jailson Oliveira de Jesus, Carlos França Lopes Junior e Danilo Motta Rodrigues, que concluíram o Ensino Médio em 2023. O trabalho contou com a supervisão da professora Maria Aparecida Galvão Farias. 

Os vídeos dos estudantes baianos estão entre os 51 trabalhos do Brasil e do exterior que venceram o edital para a participação na categoria “Vídeo Fórum” da mostra. O Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, que foi criado há dez anos, tem como um dos seus objetivos dar oportunidade aos alunos jovens pataxós da Aldeia de Coroa Vermelha de terem um espaço onde possam desenvolver múltiplas habilidades, dentre elas a de produção audiovisual.

Fonte: Ascom/SEC