Foto: Divulgação/Febatri

Com presença marcante no mundial da modalidade, os baianos triatletas são a principal delegação dentre os 85 brasileiros no World Triathlon Championship Finals 2024, que está sendo disputado entre esta quinta-feira, 17, e o domingo, 20, em Torremolinos, no sul da Espanha. As provas, divididas entre variações da modalidade e categorias de idade, acontecem no ponto turístico da Playa de los Alamos.

As variações triathlon standard (olímpico), triathlon sprint e aquabike estão sendo contempladas na competição. Enquanto a aquabike compreende um percurso de 1,5km de nado e 40km de pedal, o percurso olímpico também tem 10km de corrida. Os competidores da variação sprint percorrem metade dos trajetos do traithlon standard.

Link Personalizado

Os 30 baianos possuem um histórico de apoio do Governo do Estado, desde a concessão de passagens e os programas de apoio ou incentivo ao atleta até a parceria com a própria modalidade no estado. Presente no Sul da Espanha, o presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Cleber Castro, que também é competidor da prova, explica e agradece essa parceria por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Foto: Divulgação/Febatri

“É um marco para nós. Estamos como a Federação com o maior número de atletas aqui representando o Brasil. Isso é graças à Sudesb, que nos patrocinou o ano todo, trazendo as principais competições regionais, nacionais e internacionais para a Bahia. Com isso, nossos atletas puderam bater as marcas e se classificarem, além desse apoio agora no final. Nós rompemos todas as barreiras. Vamos nessa”, comenta Cleber.

Em relação às competições, de 2020 para cá, a Sudesb patrocinou 11 competições regionais, nacionais e até internacionais: o Triathlon Virtual das Federações, em 2020; o Aquathlon Brasileiro, em Imabassahy, em 2021; o Triathlon Internacional Porto Seguro, em 2022; o Cross Triathlon Rio de Contas, em 2023; o Aquathlon Brasileiro Itaparica, em 2023; o Cross Duathlon Camaçari, em 2023; o Campeonato Brasileiro Sprint Triathlon, em 2023; o Campeonato Brasileiro Standard Triathlon, em 2023; o Aquathlon Brasileiro Itaparica, em 2024; o Cross Duathlon Camaçari, em 2024; e o Cross Triathlon Rio de Contas, em 2024.

Já os atletas puderam participar de competições fora do estado e até dentro dele em maior quantidade por causa da concessão de passagens aéreas ou terrestres, como o caso de Cléber e Henrique Pedroso, que viajaram para Espanha. Ambos competidores da variação sprint e oriundos de Salvador, eles são os atuais campeões brasileiros das suas respectivas categorias, enquanto Henrique já foi campeão mundial na prova do ano passado, em Ibiza.

Além deles, Tiago Perez da Silva, de Luís Eduardo Magalhães, e Leonardo Andrade, de Jequié, vão participar da competição mundial como atletas do programa de incentivo FazAtleta, do Governo do Estado. Tiago vai representar a Bahia e o Brasil na variação olímpica na idade entre 35 e 39 anos e Leonardo na aquabike.

Fonte: Ascom/Sudesb