Fotos: André Frutuôso- Ascom/CAR

No dia 16 de outubro, o mundo celebra o Dia Mundial da Alimentação e, no Brasil, a agricultura familiar é protagonista, com a produção de 70% dos alimentos que chegam às mesas brasileiras. Se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Fazendo um recorte da Bahia, 78% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar, refletindo sua relevância para a segurança alimentar e a economia do estado.

Nos últimos anos, o Governo do Estado, tem investido fortemente para fortalecer a agricultura familiar e ampliar a produção de alimentos no estado. Para isso, já foram aplicados mais de R$ 4 bilhões. Esses recursos têm sido destinados à construção e requalificação de agroindústrias e de mercados municipais, em mecanização agrícola e no acesso à água, por meio da construção de barreiros e cisternas, por exemplo, entre outras iniciativas. São ações que melhoram a infraestrutura produtiva e garantem a sustentabilidade da produção familiar no estado, contribuindo para a autonomia das famílias e o abastecimento de alimentos saudáveis ​​para a população.

Link Personalizado

Quintais Produtivos

Entre essas ações destaca-se a implantação de Quintais Produtivos, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Uma iniciativa que tem sido um exemplo de como pequenas áreas podem gerar grande impacto na produção de alimentos. A partir dos investimentos em insumos, sementes, adubos e infraestrutura, os agricultores produzem hortaliças, frutas e plantas alimentícias não convencionais (Panc), mesmo em espaços limitados. A sustentabilidade do projeto promove a produção o ano inteiro, beneficiando tanto a economia familiar quanto o acesso a alimentos orgânicos e saudáveis ​​para as comunidades.

Para Reinaldo Bastos, agricultor familiar do município de Cruz das Almas, o apoio recebido permitiu expandir a produção e melhorar o escoamento dos alimentos para as cidades vizinhas. “Agora, conseguimos levar alimentos de qualidade para a mesa das pessoas e contribuir para a saúde da nossa comunidade”, destaca Reinaldo.

Comida no Prato

A ação Comida no Prato, do Programa Bahia Sem Fome, tem como objetivo de combater a fome no estado. O programa estabeleceu parceria com organizações sociais para o funcionamento de 250 cozinhas comunitárias, em diversas regiões da Bahia, que distribuem refeições para a famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiando diversos grupos, como pessoas em situação de rua, trabalhadores de baixa renda, desempregados, idosos, crianças, mães solteiras, entre outros que se encontram abaixo da linha de pobreza.

Fotos: André Frutuôso- Ascom/CAR

Com um investimento de mais de R$ 60 milhões, a iniciativa abrange os 417 municípios baianos contemplando 50 mil pessoas. No total, 5,5 milhões de refeições serão distribuídas ao longo de 12 meses. A execução do Comida no Prato é da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Localizada em Camaçari, a Associação Beneficente, Cultural e Religiosa do Terreiro Unzó Tatêto Lembá é uma das nove cozinhas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) contempladas pelo edital Comida no Prato. “Aqui, eu só tenho a agradecer ao Terreiro de Lembá. Tudo aqui é de verdade. Aqui, tenho conseguido meu alimento através do projeto”, relata a moradora e dona de casa, Juliane Santos, que leva sete refeições para casa por meio da distribuição da Cozinha Comunitária e Solidária.

Fonte: Ascom/CAR