Foto: Everton Costa

Estudantes da rede estadual estão participando da 5ª Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), que segue até este sábado (26), na cidade histórica do sertão baiano. Durante o evento, no espaço montado pela Secretaria da Educação (SEC), eles têm a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos dentro dos projetos estruturantes nas áreas, por exemplo, de música, teatro e dança, além de mostrar outras atividades feitas em sala de aula.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Luís Cabral, Patrícia Alves da Silva, os alunos do curso de agroecologia estão apresentando trabalhos voltados ao desenvolvimento do Perímetro Irrigado de Canudos e à cultura da produção da banana, que é a principal fonte de renda do município. Outro grupo faz parte do “Projeto Canudos: história e memória” e está abordando, também, a vida e obra do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, o homenageado desta edição da Flican.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Everton Costa

Aluna do curso de agroecologia, Iza Clara Macedo e sua equipe levaram para a Flican um trabalho sobre o Distrito Irrigado de Canudos. “Estamos mostrando como tudo começou e sua importância para o município de Canudos, como a criação de novos tipos de empregos e o crescimento econômico da nossa cidade”, conta a estudante, exibindo os painéis com fotos que mostram o início da implantação do projeto agrícola.

Já sua colega Raikely Oliveira Varjão está entre o grupo que se dedicou ao projeto sobre João Ubaldo Ribeiro. “É a primeira vez que participo de uma feira literária. Estou gostando bastante. Achei muito bacana que venham pessoas de fora para conhecer nossa história e nossa cultura”, comentou sobre sua experiência na Flica.

Foto: Everton Costa

O desfile de abertura do evento teve a participação da fanfarra do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora de Uauá, município que também integra o Núcleo Territorial de Educação do São Francisco (NTE 10). Até o final do evento, mais estudantes do NTE 10 se apresentarão com performances de poesia, música e teatro.

Além dos colégios estaduais Luís Cabral e Nossa Senhora Auxiliadora, também estão participando da Flican o Centro Territorial de Educação Profissional Antonio Conselheiro, o Colégio Estadual Professor Edivaldo Machado Boaventura e o Colégio Estadual do Campo Integração Lagoa do Pires, de Uauá; e o Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso, Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves e o Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia, de Juazeiro.

A 5ª Flican é promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon, do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos.

Fonte: Ascom/SEC