Foto: Divulgação/ Ascom Uesb

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) deu um importante passo em sua trajetória institucional ao entregar oficialmente, em um ato simbólico, os documentos para o processo de recredenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA).

Este recredenciamento, essencial para garantir a continuidade e o aprimoramento dos padrões acadêmicos e administrativos, foi formalizado nesta terça-feira (22), na Plenária Iracy Picanço, localizada no Complexo da Gestão Democrática da Educação, sede do CEE-BA, em Salvador.

Link Personalizado

Foto: Divulgação/ Ascom Uesb

No processo digital estão documentos fundamentais, como o projeto político-pedagógico, o plano de desenvolvimento institucional, além de relatórios detalhados sobre infraestrutura, corpo docente, programas acadêmicos, pesquisa e extensão. Esses elementos são cruciais para a análise da comissão de verificação e dos conselheiros da Câmara de Educação Superior, que receberam o material com grande expectativa, reforçando o compromisso conjunto da universidade e do conselho com a manutenção da qualidade no ensino superior baiano.

O reitor da Uesb, Luiz Otávio de Magalhães, destacou os avanços alcançados pela instituição desde 2016, quando ocorreu o último recredenciamento, ressaltando, através de dados e tabelas comparativas, o compromisso com a interiorização da educação pública superior.

Uefs, Uesb e Uesc aceitam proposta do governo e repasses para Uebas devem chegar a R$ 2,3 bi em 2024
Fotos: Virlane Carmo

“Esse processo representa, para nós, uma prestação de contas ao Conselho Estadual de Educação, órgão regulador do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Estamos confiantes de que a UESB está preparada para continuar contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento educacional e social da região sudoeste da Bahia, em defesa de uma sociedade pautada no conhecimento, na ciência, na oportunidade, na inclusão e na cidadania”.

O presidente do CEE-BA, Roberto Gondim, por sua vez, salientou a importância do recredenciamento para as instituições de ensino superior.

“Esse processo garante não apenas a continuidade da qualidade educacional, mas também a adaptação das universidades às novas exigências tecnológicas e educacionais. Além disso, reafirma o compromisso das instituições com a formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Para os estudantes e a sociedade, o recredenciamento é uma garantia de que estão vinculados a uma universidade de excelência”, disse Gondim, ressaltando que esse ato não só marca o fortalecimento dos laços institucionais entre a Uesb e o CEE, como também reafirma o compromisso contínuo com a excelência educacional das universidades estaduais e o desenvolvimento regional.

Após essa etapa, o processo seguirá o trâmite regular no Conselho, com a eleição de um relator na Câmara de Educação Superior e a realização de visitas de inspeção in loco pela comissão de verificação. O desfecho ocorrerá no Conselho Pleno, que votará pela aprovação ou não do recredenciamento, com posterior homologação do governador, Jerônimo Rodrigues.

Fonte: Ascom/Uesb