Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A Caravana de Direitos Humanos – Edição especial Bahia Pela Paz chega, nesta sexta-feira (18), ao bairro de São Caetano, em Salvador, levando ações de cidadania, cultura, intermediação para o mercado de trabalho, entre diversas outras iniciativas. O evento será realizado das 8h30 às 16h, no Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, localizado na Rua Ana Mariani Bitencourt, e contará com a participação de várias secretarias e órgãos governamentais.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) vai oferecer serviços fundamentais para a comunidade. Entre as ações previstas, estão a emissão de documentos como RG, certidões de nascimento, além de orientações jurídicas e defesa do consumidor por meio do Procon. Outro destaque é o apoio à inclusão social, com a realização do cadastro para o Passe Livre Intermunicipal e a emissão de Carteiras de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Link Personalizado

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

“As edições especiais da Caravana, que estamos realizando nos bairros de Salvador, têm um caráter efetivo das relações que queremos estabelecer com as comunidades onde as ações do Bahia Pela Paz vão chegar primeiro, levando cidadania, promovendo direitos, garantindo acesso à justiça e a políticas públicas que possam contribuir para a mudança de cenários de violência e de violação de direitos. Estivemos em Águas Claras, na Liberdade e, nesta sexta, chegaremos em São Caetano, com uma verdadeira caravana de direitos humanos”, afirma o secretário interino da Justiça e Direitos Humanos, Raimundo Nascimento.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) vai promover a intermediação de mão de obra, com a realização de cadastros no SineBahia e a oferta de palestras sobre o mercado de trabalho. “A Setre participa desde o início do projeto piloto Bairro Solidário, oferecendo serviços como a intermediação de mão de obra. Promover a pacificação nas comunidades não é apenas uma questão de segurança pública. É necessário estarmos presentes com políticas públicas, numa ação integrada. Daí a importância da Caravana de Direitos Humanos – Edição especial Bahia Pela”, afirma o secretário da Setre, Davidson Magalhães

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A Secretaria de Cultura (Secult) também marca presença, com a realização da oficina “Cultura Bahia Pela Paz”, voltada para a capacitação de agentes culturais e a democratização do acesso aos recursos do Edital Aldir Blanc. Essa ação visa fortalecer o setor cultural da comunidade, oferecendo suporte técnico para a inscrição de projetos culturais e a busca por financiamento.

Além dessas atividades, a Caravana contará com a presença da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), que promoverá a Oficina CrediAfro, voltada ao financiamento de empreendedores negros, e o Centro de Referência Nelson Mandela, recebendo denúncias de racismo e intolerância religiosa e fazendo trabalho informativo.  Além disso, a Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), vinculada à Setre, organizará um “Dia do Lazer”, com atividades recreativas para as crianças, integrando a comunidade e promovendo momentos de diversão.

Programa Bahia Pala Paz

A Caravana de Direitos Humanos – Edição especial Bahia Pela Paz faz parte das ações do Programa Bahia pela Paz, instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de atender crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 12 e 29 anos, que vivem em contextos de vulnerabilidade social e econômica. Entre as metas estabelecidas, a partir da atuação nas comunidades, estão a prevenção e redução da violência letal contra a juventude negra; a modernização do sistema de segurança; o fortalecimento da polícia judiciária; a ampliação das redes de atenção psicossocial para pessoas em contextos de vulnerabilidade; e a inclusão de egressos do sistema prisional.

Diversas secretarias de Estado integram o Bahia Pela Paz, sendo elas: de Justiça e Direitos Humanos – SJDH; Segurança Pública – SSP; Promoção da Igualdade Racial – Sepromi; da Assistência e Desenvolvimento Social – Seades; Políticas para as Mulheres – SPM; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre; Saúde – Sesab; Planejamento – Seplan; Relações Institucionais – Serin; Cultura – Secult; e Casa Civil. Também compõem o programa órgãos do sistema de Justiça: Ministério Público da Bahia, Tribunal de Justiça da Bahia e Defensoria Pública da Bahia; além de Municípios e a sociedade civil organizada