Foto: Jailson Santana

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) mobilizou as colaboradoras e colaboradores, nesta segunda-feira (21), para um momento de reflexão sobre o câncer de mama. Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à campanha de conscientização e que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a atividade, com o tema “Prevenção e autocuidado”, contou com a participação da enfermeira aposentada Rita de Cássia Veloso, que dedicou sua carreira à oncologia, e da paciente Maristela Viana, bancária aposentada, que compartilhou sua experiência de superação.

Rita de Cássia Veloso falou sobre a necessidade de um olhar preventivo e integral sobre a saúde da mulher. “O foco deve ser a saúde da mulher e não a doença. Precisamos cuidar da saúde mental e física”, enfatizou. Ela abordou a relevância do diagnóstico precoce, lembrando que quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de tratamento e de cura.

Link Personalizado

Foto: Adriana Ituassu

Diagnosticada com câncer de tireoide em 2007 e, posteriormente, com câncer de mama, em 2010, Maristela Viana relatou os desafios enfrentados desde a descoberta até os tratamentos. No enfretamento à doença, ela já fez 21 cirurgias. Maristela emocionou a todas as pessoas presentes com sua força e, sobretudo, pela disponibilidade em dedicar seu tempo para orientar e incentivar outras mulheres a buscarem o diagnóstico precoce, participando, de forma ativa, das ações do Outubro Rosa.

“O câncer é assustador. Foi um momento difícil, mas fui atrás do tratamento e hoje posso falar que me mantive viva”, contou, ao transmitir uma mensagem de motivação e esperança. “Por não ter perdido minha voz para o câncer de tireoide, eu a uso para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Com fé e otimismo, seguimos na busca pela cura”, ressaltou Maristela.

A servidora Gláucia Ribeiro, coordenadora de Recursos Humanos da SPM, destacou o impacto positivo de iniciativas como essas. “A conscientização sobre o câncer de mama é importante para o diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura. Precisamos orientar para prevenir a doença e trazer essa mensagem de cuidado para todas”, afirmou.

Mês de Conscientização e cuidado

O Governo da Bahia, por meio da campanha Outubro Rosa, reforça o compromisso de oferecer acesso a serviços de saúde e de combate ao câncer de mama. Durante este mês, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) realiza ações de conscientização e disponibiliza cerca de 30 mil mamografias em todo o estado, incluindo 1.085 já realizadas na Arena Fonte Nova no início do mês. A iniciativa visa promover a importância do diagnóstico precoce, que pode salvar vidas e encorajar as mulheres a manterem uma rotina de exames regulares.

Fonte: Ascom/SPM