Estudantes de Sítio do Quinto conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências
Foto: divulgação/SEC

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva, localizado em Sítio do Quinto, no Território de Identidade Semiárido Nordeste II (NTE 17), brilharam na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), realizada entre agosto e setembro de 2024. Dos 274 alunos do colégio que participaram, quatro se destacaram ao conquistar medalhas e menções honrosas para sua escola.

A premiação é destinada aos alunos que se destacaram na resolução de problemas nas áreas de química, física, biologia, história e astronomia. Sob a orientação do professor Rafael Santos, foram premiados os estudantes: Eduardo Oliveira Santos, que levou a medalha de ouro; Celine Santos Flesch, que ganhou a prata; enquanto Kaylane Santos Santana e Mathias de Matos Santos receberam menções honrosas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: divulgação/SEC

Eduardo, 17 anos, aluno do 3º ano, medalhista de ouro, descreveu a experiência como transformadora: “essas participações foram fundamentais para mim. Eu já havia competido em outras olimpíadas e me dediquei ao máximo. Fiquei extremamente surpreso e feliz com os resultados. Tenho certeza que minhas conquistas servirão de inspiração para outros alunos e aumentam meus desafios daqui em diante”.

A Olimpíada Nacional de Ciências, destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, inclui várias etapas, com provas teóricas e experimentais em níveis de dificuldade apropriados. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ONC é organizada por uma Comissão Executiva vinculada à Associação Brasileira de Química (ABQ), ao Instituto Butantã, à Sociedade Astronômica Brasileira, à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e à Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Foto: divulgação/SEC

O professor orientador Rafael Santos expressou sua alegria ao ver seus alunos alcançando esses resultados. “É uma realização profissional e pessoal ver meus alunos chegarem a essas colocações . Fui aluno de instituições públicas desde a Educação Infantil até o mestrado, e sinto que a educação pública pode oferecer muito à sociedade. É só ver os meus alunos para saber disso”, afirmou.

Além das conquistas na ONC, os alunos do João Francisco da Silva também participaram e conquistaram medalhas nas Olimpíadas Brasileira de Geografia (OBG) e de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), demonstrando excelência e comprometimento em todas as competições.

Fonte: Ascom/SEC