Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Foram entregues, nesta sexta-feira (25), em evento realizado pelo Governo do Estado, no município de Cafarnaum, 26 motocicletas e 26 tablets a 16 municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê.

A ação, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), irá potencializar o atendimento a agricultores e agricultoras familiares e fortalecer, especialmente, os sistemas produtivos da bovinocultura do leite e da ovinocaprinocultura.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O objetivo principal desta parceria, que envolve CAR/SDR e o consórcio do território, é promover o aumento da renda dos 1.560 agricultores e agricultoras familiares de diversas comunidades rurais, distribuídas nos municípios de América Dourada, Barro Alto, Barra do Mendes, Cafarnaum, Central, Irecê, Ibititá, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Ibipeba e Itaguaçu da Bahia.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, afirmou que essa é uma importante ação. “É uma articulação para o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia dos municípios aqui do território Irecê, que estão recebendo motos e tablets, para que possamos fazer essa construção e impulsionar a atividade econômica, em especial, aqui, da bovinocultura de leite e ovinocaprinocultura. Os equipamentos irão viabilizar o deslocamento a campo dos técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura para prestar o serviço de assistência técnica e acompanhar a execução dos investimentos que o Estado vem fazendo aqui no território”.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Alimentação escolar

Também no município de Cafarnaum foi inaugurado o Colégio Estadual de Tempo Integral Imaculada Conceição, que contará com produtos da agricultura familiar na alimentação dos estudantes, a exemplo de hortaliças, verduras, frutas, feijão, polpas de frutas e produtos derivados de milho não-transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), entre outras organizações produtivas.

Nutricionista que atua no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Ida Almeida ressaltou a importância de ter na alimentação escolar produtos da agricultura familiar. “São produtos da própria região, que vêm diretamente para a alimentação escolar, promovendo, justiça social, assim como, fomentando a agricultura familiar dentro do nosso território e trazendo produtos de alta qualidade”.

Fonte: Ascom/CAR