Foto: Divulgação/ Ascom Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) coordenou o resgate de 400 pássaros que estavam sendo transportados ilegalmente na BR-349, região de Santa Maria da Vitória, Oeste do Estado. O resgate ocorreu após a operação da Polícia Civil, que interceptou um veículo no dia 11 de outubro, onde os animais eram mantidos em condições de maus-tratos, confinados em apenas 19 gaiolas. A ação resultou na apreensão de diversas espécies, incluindo canários, papa-capins, coleirinhas e filhotes de papagaio-verdadeiro.

Segundo as forças policiais, algumas aves foram encontradas mortas devido à superlotação e ao transporte inadequado, evidenciando a cruel realidade do tráfico de animais silvestres. Após a apreensão, as aves sobreviventes foram encaminhadas para a Unidade Regional Rio Corrente do Inema, onde receberam os cuidados necessários. Durante quatro dias, a equipe multidisciplinar do Inema, entre eles médicos veterinários, assegurou a alimentação e o tratamento dos pássaros, que apresentavam sinais evidentes de debilidade.

Link Personalizado

Foto: Divulgação/ Ascom Inema

Sob a coordenação do veterinário Caio Vinícius, da Coordenação de Gestão de Fauna, o instituto organizou o transporte especializado das aves até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista. O veículo utilizado para o traslado foi climatizado e adaptado, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais durante o percurso. No Cetas, os pássaros serão triados, tratados e preparados para a reintegração à natureza, respeitando o tempo necessário para a recuperação de cada espécie.

“O resgate rápido em situações de tráfico é fundamental para garantir o bem-estar dos animais. Muitas dessas aves são submetidas a condições, resultando em estresse, desidratação e até mesmo morte. No Cetas, temos a responsabilidade de assegurar que esses animais recebam os cuidados necessários, desde a alimentação até o tratamento veterinário, até que possam ser reintegrados em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), cadastrada pelo Inema”, explica o veterinário do Inema.

Os abusos e maus-tratos a animais silvestres são considerados infrações ambientais graves, sujeitas a apreensão e multa. O Inema reforça a importância da colaboração da população no combate ao tráfico de fauna, convidando todos a denunciarem atividades ilegais pelo telefone: 0800-071-1400 ou pelo e-mail: denuncia@inema.ba.gov.br

Fonte: Ascom/Inema