Foto: divulgação/Corrida Carrasco

A Corrida do Carrasco ocorre neste final de semana, em Antônio Cardoso, na região do Portal do Sertão, com a abertura nesta sexta-feira (11), às 16h, e a largada no sábado, às 8h, na Praça da Matriz. As provas serão realizadas em dois percursos: open, de 43km, com as duplas e duplas mistas; e pro, de 120km, com duplas, duplas mistas e quartetos.

Ao todo, serão sete modalidades em disputa nesta prova: trekking, mountain bike, ride run (somente no circuito pro), canoagem, travessia, tiro com arco/arquearia montada e atividade com cordas. Enio Paulo, coordenador da prova, traz as expectativas.

Link Personalizado

Foto: divulgação/Corrida Carrasco

“Com dois percursos desafiadores, embora de tamanhos diferentes, porém, com alto grau de complexidade e construídos para extrair dos aventureiros, o máximo das habilidades técnicas e suas condições físicas serão testados. E, sendo a Carrasco das Umburanas a final de 2024, podemos esperar uma prova épica que irá marcar os atletas, organizadores, parceiros e, acima de tudo, todo o município de Antônio Cardoso”, pontua Enio.

A novidade fica a cargo do tiro com arco e a arquearia montada, que como parte das ações da Corrida Carrasco em não ficar preso a modalidades específicas e trazer aspectos culturais e esportivos da região, como o caso das cavalgadas. Enio acrescenta que a corrida de aventura e a prova têm a capacidade de incrementar modalidades esportivas das mais variadas localidades da Bahia por onde passa.

Foto: divulgação/Corrida Carrasco

Acontecendo desde 2005, a Corrida do Carrasco é chancelada pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA) e pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O organizador agradeceu o apoio da autarquia estadual: “a nossa prova sempre busca explorar o limite de cada equipe, com trilhas desafiadoras e complexas. O papel do estado é muito importante, não somente, financeiro, mas ajuda a difundir toda a modalidade no interior do estado da Bahia. Se hoje nós somos considerados um grande polo atrativo para muitos atletas de outros estados, é justamente pela parceria que temos com a Sudesb.”

Programação

Nesta sexta-feira (11), na praça no centro da cidade, acontece a recepção aos atletas e equipes, momento em que serão distribuídos os kits e equipamentos. Neste encontro, eles terão direito a um treinamento básico e inicial de tiro com arco.

Com a largada no sábado (12), a previsão de chegada para os primeiros colocados do circuito open é às 17h. Já os atletas do circuito pro são esperados na madrugada do domingo (13), dia que ocorre a cerimônia de premiação da Corrida do Carrasco e do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura 2024 a partir das 10h do domingo.

Fonte: Ascom/Sudesb