Nadadores baianos são convocados para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, na Colômbia
Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

Os nadadores baianos Lucas Santana e Pedro Matos, da categoria infantil e membros do Yacht Clube da Bahia, foram convocados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para integrar a Seleção Brasileira de Natação nos Jogos Sul-Americanos Escolares. Lucas foi um dos contemplados da última lista do programa de apoio ao atleta do Governo do Estado – o Bolsa Esporte.

A competição será realizada em Bucaramanga, na Colômbia, entre os dias 2 e 8 de dezembro, com cerca de 2600 atletas de 12 países da América do Sul. Presidente da entidade máxima da modalidade no estado – a Federação Baiana dos Desportos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque demonstra felicidade e satisfação com a convocação de dois atletas muito jovens após bom desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, que aconteceu em outubro em Recife, Pernambuco.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

“Pedro ganhou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Inverno da categoria e o Lucas Santana segue quebrando recordes históricos. Nos JEBs, eles conseguiram ganhar mais medalhas e se destacaram no cenário nacional. Então, estamos orgulhosos em tê-los nadando aqui, representando a Bahia e, agora, o Brasil. É só a primeira de muitas convocações na vida desses novos campeões de nossa terra”, pontua.

Lucas é apoiado pelo Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – o Bolsa Esporte-, criado pelo Governo do Estado em 2009 pela Lei 11.363, e sob a administração da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

“A Bahia sempre foi celeiro de campeões e de felicidade para a nossa gente. Poder ter uma segurança de ter os atletas treinando aqui e estes sendo contemplados com o Bolsa Esporte e o FazAtleta, programas que fornecem ajuda financeira significativa para esses atletas. É importantíssimo que tenhamos esse tipo de apoio para cultivar novos talentos. Então isso nos dá uma segurança para que o trabalho seja contínuo e essa convocação seja só a primeira de muitas”, continua Diego.

Competição – A cidade de Bucaramanga, localizada na região nordeste da Colômbia e situada a 959 metros acima do nível do mar, será o local da 28ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, organizados pela Consude, instituição que reúne os ministérios do Esporte dos países da América do Sul.

A competição vai receber representantes do Brasil, Argentina, Bonaire, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai. Serão noves modalidades em disputa no torneio sul-americano: xadrez, atletismo, basquete, voleibol, futsal, natação, tênis de mesa, judô e handebol, além das disputas de natação e atletismo paradesportivas.

Fonte: Ascom/Sudesb