Foto: Mallu Silva/Ascom Fesf

A Policlínica de Escada inaugurou uma biblioteca comunitária com o objetivo de promover o acesso à cultura e ao conhecimento. O projeto, idealizado pelo Grupo de Humanização da unidade, nasceu em abril, após um evento em homenagem ao Dia do Livro que contou com a presença de escritores locais, e se transformou em uma iniciativa de incentivo à leitura voltada para pacientes e colaboradores.

A biblioteca, de caráter comunitário, é sustentada pelas doações de livros feitas pelos próprios colaboradores e pela comunidade. O espaço foi pensado para ser democrático e acessível, oferecendo aos usuários a oportunidade de pegar livros emprestados, levá-los para casa e contribuir com novas doações. “Além dos serviços de saúde, queremos oferecer cultura e conhecimento, proporcionando uma nova visão para o nosso público”, afirmou a assistente social da Policlínica e uma das idealizadoras do projeto, Joilma Cruz.

Link Personalizado

Foto: Mallu Silva/Ascom Fesf

A iniciativa tem sido bem recebida pelos colaboradores da Policlínica, que abraçaram o projeto desde o início, contribuindo com uma variedade de livros, de romances a obras de autoajuda. Técnica em segurança do trabalho, Samantha Santana, destaca a importância do projeto: “Acho muito importante trazer livros para a comunidade, para aumentar a nossa cultura e viajar com a leitura. Doei alguns livros, minha mãe é professora e gosta muito de ler, e isso me motivou a contribuir com doações também”.

Para os pacientes, a biblioteca comunitária representa um espaço de acolhimento, onde é possível aproveitar o tempo de espera de forma mais agradável. “Quando venho para o atendimento, pego os livros para ler, porque me ajudam a ficar mais confortável e ter mais paciência enquanto aguardo”, relata Edjane Passos, 43, paciente da Policlínica.

Policlínica de Escada ultrapassa a marca de 500 mil atendimentos
Foto:Leonardo Rattes- Ascom/Sesab

O projeto não apenas reforça a importância do incentivo à leitura, mas também fortalece o vínculo entre a Policlínica e a comunidade, criando um ambiente de troca e aprendizado que vai além do cuidado com a saúde física.

Sobre a Policlínica

A Policlínica Regional de Escada, unidade da Secretaria da Saúde (Sesab), gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), oferece consultas em anestesiologia, angiologia, cardiologia, coloproctologia, endocrinologia, gastroenterologia, cirurgia-geral, ginecologia, otorrinolaringologia, mastologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone. Os interessados podem acessar os serviços pelo portal https://www.ba.gov.br/ ou aplicativo, realizando o cadastro e enviando os documentos necessários.

Fonte: Ascom/Sesab