Fotos Matheus Lemos/ Ascom Sema/Inema

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promoveu na manhã desta quarta-feira (2) a primeira aula síncrona do curso de Planejamento e Gestão Participativa em Unidades de Conservação (UCs), ministrada pelo representante da Diretoria de Unidades de Conservação (DISUC), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Pedro Cardoso. A aula foi realizada na Sala de Reunião Arara Azul, na sede do instituto, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O curso, que faz parte do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), é voltado aos membros dos Conselhos Gestores das UCs do Estado, busca promover uma gestão mais participativa e eficaz dessas áreas protegidas. Além da aula síncrona realizada hoje, outros dois encontros nesse formado estão previstos para acontecer nos dias 16 e 30 de outubro.

Link Personalizado

Fotos Matheus Lemos/ Ascom Sema/Inema

Durante a aula, Cardoso destacou a importância da gestão participativa e a necessidade de desenvolver ferramentas que aumentem a eficiência dos conselhos gestores das UCs. “O objetivo do curso é a troca de entre os conselheiros das unidades de conservação e membros da sociedade civil sobre a gestão participativa nas unidades de conservação. Quais são as ferramentas que a gente pode usar, Quais são os instrumentos para essa gestão participativa e de que maneira a gente pode aumentar a eficiência da gestão participativa dentro dos conselhos gestores das nossas unidades de conservação”, afirmou.

Ele também explica que, apesar do formato síncrono das aulas, o curso busca criar um ambiente de aprendizado interativo. “A gente está discutindo também sobre a efetividade, os desafios e os benefícios da gestão participativa dentro das unidades de conservação, quais são os principais entraves, qual é o contexto histórico das áreas protegidas que nos levaram a ter uma gestão participativa dentro das unidades de conservação. São essas ferramentas que a gente está utilizando nesse curso para que a gente consiga objetivar, consiga criar um ambiente de aprendizagem sobre o tema da gestão participativa, consiga realmente criar um ambiente agradável durante o curso”, acrescentou o representante da DISUC.

Com o objetivo de fortalecer a formação crítica e desenvolver competências dos conselheiros e gestores, o curso também visa à consolidação dos objetivos das Unidades, promovendo a preservação do meio ambiente e a participação ativa da comunidade na gestão das áreas protegidas da Bahia.

O Programa Formar reflete o compromisso da Sema em alcançar os 27 territórios de identidade da Bahia, que englobam os 417 municípios do estado. Permitindo a capacitação de agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados e representantes da sociedade civil, ampliando a oferta de treinamentos necessários para o aprimoramento das políticas públicas ambientais e de recursos hídricos.

Fonte: Ascom Sema/Inema