Foto: Rafael Martins/GOVBA

Em agosto, o volume de serviços na Bahia, na comparação com julho, expandiu 1,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Nessa análise, cabe destacar que a Bahia cresceu acima da média nacional (-0,4%) e recuperou parte da perda contabilizada em julho (-0,1%). Esse resultado é confirmado pela melhora da confiança empresarial do setor de serviços para o mês analisado.

Na comparação com agosto de 2023, o setor cresceu 3,5% – variação superior à média nacional (-0,4%). Três das cinco atividades cresceram, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (12,3%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares (11,0%), depois serviços de informação e comunicação (3,6%). Por outro lado, outros serviços (-9,4%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%) recuaram.

Link Personalizado

Na comparação entre janeiro e agosto de 2023, o setor avançou 1,1%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de serviços prestados às famílias (8,3%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,0%). Serviços de informação e comunicação (0,0%) apresentou estabilidade relativa. Por outro lado, duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para baixo: outros serviços (-4,7%), seguida por transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,9%).

Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses ano, o setor expandiu 2,4%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (7,2%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por serviços profissionais, administrativos e complementares (5,9%), depois serviços de informação e comunicação (4,5%). Em sentido oposto, as atividades outros serviços (-6,2%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%) contabilizaram retração. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (1,9%).

Volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 0,9% em agosto de 2024

Em agosto de 2024, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou estabilidade relativa frente a julho, após ter recuado 0,8% no mês passado. Em termos regionais, houve um maior número de locais assinalando retração (11 dos 17 pesquisados). Nessa comparação, a Bahia (0,9%) apontou a sexta variação mais expressiva entre locais investigados e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de agosto do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 2,6%. Em termos regionais, 12 dos 17 locais pesquisados mostraram ampliação nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (10,2%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado janeiro e agosto de 2023, o Brasil apresentou expansão de 1,5%. Em termos regionais, nove dos 17 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (8,2%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,5%, no acumulado dos últimos 12 meses, frente a igual período. Em termos regionais, oito dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise, cabe destacar que a Bahia (7,8%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

Fonte: Ascom/SEI