O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, na tarde desta segunda-feira (25), o novo diretor de relações governamentais da Ford na América do Sul, Carlos Galmarini. No encontro, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o chefe do Executivo escutou os representantes da empresa sobre os projetos para o Centro de Engenharia da Ford Brasil, situado no Cimatec Park, em Camaçari.

A chegada do novo diretor marca um momento em que a empresa consolida no Brasil o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, que, atualmente, trabalha no desenvolvimento de 85% dos produtos da montadora no mundo. Apesar do fechamento da montadora no país em 2021, além da sede em Camaçari e do hub de inovação em Salvador, a Ford mantém um Centro de Testes em Tatuí, em São Paulo. O espaço é considerado um dos maiores da América Latina para desenvolvimento de veículos.

Em Camaçari, são 1.500 profissionais atuando na criação de tecnologias de software, de motores e de eletrificação de veículos que são vendidos no mundo todo. São seis prédios utilizados pela Ford e mais um está sendo construído, com entrega prevista para 2026, onde serão instalados laboratórios de desenvolvimento e áreas de treinamento da empresa. No encontro desta segunda-feira, também foi formalizada a entrega de três novos veículos híbridos da Ford ao Governo do Estado, em regime de comodato. Os automóveis serão utilizados em Salvador e em Brasília.