Foto: Ascom/Uesb

No dia 12 de novembro, cinco estudantes do curso de Jornalismo da Uesb foram premiados na Categoria Jovem Talento, nas modalidades escrita, vídeo e podcast, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A cerimônia de premiação, que aconteceu em Salvador, marcou a 4ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo.

A premiação ocorreu após uma imersão, realizada no mês de agosto, na cotonicultura do oeste baiano, especificamente em Luís Eduardo Magalhães, polo da produção de algodão no estado. Entre palestras e visitas técnicas, estudantes de Jornalismo de instituições baianas aprenderam sobre a cultura algodoeira na Abapa e produziram reportagens escritas, vídeos e podcasts para o Prêmio.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Pedro Novais, vencedor da modalidade escrita, destacou sua experiência em Luís Eduardo Magalhães como fundamental para ampliar seus conhecimentos sobre a cultura do oeste baiano. O estudante ainda frisou a felicidade em ser premiado em 1º lugar. “Fiquei muito feliz quando, há poucos dias, o colegiado me informou que estava entre os selecionados, os finalistas, mas não fazia ideia de que minha matéria seria reconhecida com a primeira colocação. Foi uma honra muito grande”, relatou.

Foto: Ascom/Uesb

Vitor Barbosa subiu ao pódio para receber prêmios em duas modalidades. O estudante venceu na categoria Podcast, com orientação do professor José Dirceu Góes, e na modalidade Vídeo, com as colegas Lêda Lima e Rafaella Leite, sob a orientação da professora Carmen Carvalho. “Ganhar esses prêmios representa a realização daquilo que sempre sonhei antes de entrar no curso de Jornalismo. Estou trilhando minha carreira em cada conquista, e essa veio para abrilhantar ainda mais essa jornada”, destacou Vitor.

A premiada Carolina Oliveira, na modalidade Vídeo, destacou que participar do Prêmio foi uma experiência enriquecedora. “Participar da premiação foi maravilhoso. Nosso primeiro prêmio enquanto estudantes de Jornalismo. A sensação de dever cumprido, por ter entregue um material de qualidade e ter o nosso trabalho reconhecido, nos deixou emocionadas”, contou.

A professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, destaca o ano de 2024 como um período de reconhecimento pelo trabalho realizado no curso. Segundo a professora, as premiações demonstram o quanto o exercício do Jornalismo, com apuração veraz, criatividade e ética, faz a diferença para estudantes e profissionais. “Quando um estudante é premiado, todos somos reconhecidos, ganhamos todos juntos”, concluiu.

Conheça os premiados – Na modalidade escrita, o aluno Pedro Henrique Pereira Novais, do 5º semestre do curso de Jornalismo da Uesb, ficou em 1º lugar com o tema “Aviação Agrícola”. Já na modalidade Vídeo, a Uesb subiu ao pódio duas vezes: Mariana Martins Almeida, Ellen Magalhães Mafra e Ana Carolina Souza Oliveira, também do 5º semestre, receberam o 2º lugar com o tema “Algodão Sustentável”.

Na modalidade Podcast, João Vitor Barbosa Pires conquistou mais um prêmio, ficando em 3º lugar com o tema “Algodão Baiano”. Já os alunos João Vitor Barbosa Pires, Kassia Rafaella Leite Gomes e Sirleyde Lima Rocha, do 6º semestre, ficaram em 4º lugar com a temática “Do Campo ao Futuro”.

Fonte: Ascom/Uesb