Funceb chega ao Cine Teatro Solar Boa Vista com o Novembro das Artes Negras – 7ª edição
Vandal - Foto: divulgação

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), chega ao Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, com programação gratuita do Novembro das Artes Negras da Funceb. Na 7ª edição, o evento celebra o mês da Consciência Negra e contempla a produção artística negra nas diversas linguagens

Neste sábado (16), haverá o show Vandal Konvidah Áurea Semiseria, Opanijé e Dnguni, às 20h. Nome de peso e curador de novos talentos periféricos na capital baiana, Vandal traz uma abordagem autêntica e direta à liberdade de expressão, convertendo suas experiências de vida em música com uma sinceridade palpável.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Santana – Foto: divulgação

Já no domingo (17), às 15h, haverá Mostra Oficinas de Teatro com Robson Raycar, realizadas desde outubro durante o Novembro das Artes Negras da Funceb. A mostra “Um fio para liberdade” narra a história de Lorena, uma adolescente aspirante da liberdade, amante das artes, que através da declamação de seus poemas desabrocha sua veia artística e o empoderamento feminino.

Na peça, a jovem vive uma relação conflituosa com sua mãe, que embasada na sua fé e educação conservadora, acaba reforçando a manutenção de uma cultura machista. A mostra tem direção do Coringa do Teatro do Oprimido, Robson Raycar, e tem no elenco: Ariele Pétala, Rafael Bittencourt, Oif, Yure passos, Iani Sued, Raphael Ruvenal, Jefe Gonçalves, JR, Maralis Ribeiro, Roseane Rodrigues Pretto Jai; e também contará com os músicos Anderson Capacete e Carlitos Vasconcelos.

Oficina – Foto: Lucas Malkut/Ascom Funceb

A programação segue no Cine Teatro Solar Boa Vista, no sábado seguinte, dia 23 de novembro. Às 19h o público poderá prestigiar a apresentação gratuita do espetáculo teatral “Santana”com DAN – Território de Criação.

O espetáculo, protagonizado por Arlete Dias, Evana Jeyssan e Naira da Hora, conta a história de Cremilda, Nália e Marta, três mulheres negras, uma mãe e suas duas filhas, moradoras do Engenho Velho de Brotas que se sustentam servindo quentinhas. Até que Nália decide ser artista do samba junino e causa uma revolta na família dessas mulheres, desvendando relações com o passado, com a ancestralidade e o próprio samba.

Escrita por Joseane Nascimento, uma autora nascida e criada no Engenho Velho de Brotas, e dirigida por Daniel Arcades, a peça oferece uma poderosa narrativa de resistência feminina e preservação cultural. Com o tema “Travessias Culturais: Artes Negras em movimentos”, todas as ações são gratuitas e acontecem, também, nos bairros Paripe, Itapoan, Engenho Velho de Brotas e Plataforma durante o mês de novembro. Confira a programação completa em www.gov.br.br/fundacaocultural.

Fonte: Ascom/Funceb