Foto - JéssicaTavares - Ascom/Sudesb

A delegação baiana de ginástica rítmica deu um show nos Jogos da Juventude, que estão acontecendo em João Pessoa, Paraíba, ao conquistar cinco medalhas: quatro de ouro e uma de bronze. Entre os destaques, Luiza Zugaib, de 15 anos, foi a grande campeã, levando o ouro na categoria por equipes e o título de campeã absoluta ao ser a melhor ginasta em todos os aparelhos. Luiza também garantiu o ouro nos aparelhos maças e bola.

O estado baiano sagrou-se campeão por equipe na categoria da segunda divisão de GR com as ginastas soteropolitanas Ana Vitória Silva, Luiza Zugaib e Luisa Santana. Com o ouro assegurado, o estado terá suas ginastas, na edição/2025, competindo na 1ª divisão da etapa nacional dos Jogos de Juventude. Na primeira fase da competição, que aconteceu de 13 a 16 de novembro, a Bahia somou sete medalhas: quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze nas modalidades de GR, ciclismo e judô.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Jéssica Tavares – Ascom/Sudesb

Luiza está na sua segunda e última edição dos Jogos – 15 anos é a idade limite desta modalidade. Contemplada, recentemente, com o programa de incentivo do governo do estado Bolsa Esporte, a baiana diz ter fechado com chave de ouro a sua participação nos Jogos da Juventude.

“Estou muito realizada. Eu e minha técnica Joseane Coelho trabalhamos muito para isso. Da edição passada para este ano, adquiri mais disciplina e maturidade. E o Bolsa Esporte irá me ajudar muito na compra de aparelhos novos e collant, além dos transportes para ir até os ginásios para o treino” disse Luiza.

Ana Vitória também conquistou uma medalha individual: foi bronze no aparelho bola e ficou em quarto lugar nas maças. Com apenas 13 anos, a moradora de Fazenda Coutos I e aluna do Colégio Estadual Edson Tenório Albuquerque conquistou, ainda neste ano, o título de campeã brasileira individual geral nível III B, no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Juvenil, que aconteceu em Manaus, em julho. Ela é uma dos 211 atletas contemplados pelo Bolsa Esporte/2024-2025.

Ciclista baiano é prata – Samuel Henriques, 16 anos, conquistou o segundo lugar na prova por pontos após percorrer 28 voltas na rua da capital paraibana fechada para o circuito da modalidade na competição. Nascido e morador de Barreiras, distante mais de 800km de Salvador, o estudante do Colégio Estadual Herculano Farias começou a competir no ciclismo aos 13 anos, e já é campeão brasileiro na prova de resistência e vice-campeão na prova contra o relógio, na categoria juvenil. Os títulos nacionais foram conquistados em junho deste ano, no Campeonato Brasileiro de Ciclismo Estrada e Contrarrelógio, que aconteceu em Palmas-Tocantins.

O baiano, que recebeu apoio do FazAtleta à época das conquistas, diz ter vivido uma experiência incrível nos Jogos da Juventude. “Superou minhas expectativas. Pra nós, atletas, é bem legal participar de um evento desse tamanho e importância” comentou Samuel.

Grupos – O primeiro grupo com 31 competidores baianos dos Jogos Escolares retornou para Salvador, ontem (17), mesmo dia em que o segundo grupo da delegação com 51 jovens de 13 a 17 anos embarcou para João Pessoa-PB para competir provas na segunda etapa da competição. As modalidades do segundo bloco são basquete, ginástica artística, wrestling, natação, triatlon e vôlei de praia.

Foto: Jéssica Tavares – Ascom/Sudesb

Os judocas Gabriel Santos e Ana Carolina Gomes, que competiram entre os dias 13 e 16 de novembro, permanecem na capital paraibana para disputar provas também na modalidade de wrestling, que terá início neste segunda-feira (18).
Delegação baiana- Ao todo, a Bahia será representada nos Jogos da Juventude por 189 pessoas, sendo 147 competidores, que estão fazendo a viagem divididos em três grupos, de acordo com o calendário de provas da competição. O terceiro e último grupo embarca no sábado, dia 23.

O Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), concedeu os uniformes de viagem e passagens aéreas aos atletas e dirigentes baianos, além de apoio integral para realização das etapas municipais, regionais e estadual que classificaram a delegação de atletas que disputam a edição dos Jogos da Juventude/2024, em João Pessoa-PB.

Fonte: Ascom/Sudesb