Em encontro com revendedores de combustíveis, Jerônimo reforça impacto do setor na economia baiana
Foto: Joá Souza/GOVBA

Pela quarta vez, a Bahia sedia o Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste, também conhecido como Encontro da Revenda do Brasil. A 16ª edição acontece de 7 a 10 de novembro, em Costa do Sauípe, município de Mata de São João, no Litoral Norte. Organizado pelo Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência da Bahia (Sindicombustíveis), o evento é considerado um dos mais importantes para o setor, estimando reunir mais de mil participantes de todo o país.

Nesta sexta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues apresentou o painel “Descaminhos do mercado de combustíveis”. Na ocasião, o chefe do Executivo baiano enfatizou a relevância de eventos como este para o fortalecimento do setor no estado.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Joá Souza/GOVBA

“É um segmento que gera emprego e impostos, que faz e garante a movimentação econômica. Eu não vejo qualquer tipo de risco de dizer que esse é um dos segmentos mais importantes da nossa economia hoje”, afirmou o governador, ao considerar o setor como fundamental.

Com o tema “A Revenda e o Brasil que queremos”, o encontro é uma oportunidade para networking, inovação e fortalecimento do setor de combustíveis no Brasil. O secretário em exercício de desenvolvimento econômico, Aécio Moreira, destacou a importância do segmento para a economia baiana.

Foto: Joá Souza/GOVBA

“O setor de combustíveis hoje, na Bahia, é responsável por empregar mais de 40 mil trabalhadores. Além disso, mais de 25% de todo o ICMS arrecadado pela Bahia também origina desse segmento, de modo que impacta diariamente na vida dos baianos, tanto pela alta taxa de empregabilidade, como pela força arrecadatória”.

O Brasil possui mais de 40 mil empresas de postos revendedores, sendo cerca de 12.200 na região Nordeste. Destas, quase três mil estão na Bahia. O presidente do Sindicombustíveis, Walter Tannus, considera como positivo o potencial do estado em relação aos combustíveis. “A Bahia é uma das maiores economias do país. Com relação à combustível, nós estamos na sexta posição como o estado que mais consome combustível”, pontuou Tannus.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Com números tão positivos, o diálogo constante contribui para o desenvolvimento do setor, como explicou o secretário da fazenda, Manoel Vitório. “Há um ambiente de cooperação. Eles são importantes para o movimento da economia baiana, nós entendemos isso e eu acho que essa parceria, essa discussão tem sido muito proveitosa, mas é uma marca do nosso governo o diálogo com empresariado”.

Até domingo, estão programados palestras, debates e painéis sobre temas relacionados com a atividade. Diversas empresas apresentam produtos e equipamentos. Houve ainda a entrega de troféu a Rodolfo Henrique de Saboia, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e Ruy Andrade, fundador da Petrobahia, pelos relevantes serviços prestados ao setor.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA