Quilombo Alto do Tororó, Exposição Raízes e Heraldo de Deus no estarão Bem Bahia da TVE
Foto: Divulgação

O Bem Bahia desta quinta-feira (14) vai até São Tomé de Paripe conferir o trabalho do artista plástico Ricardo Alves, que retrata cultura e o povo da comunidade do Quilombo Alto do Tororó. O telespectador ainda acompanha a exposição Raízes, da fotógrafa Amanda Tropicana, e um bate papo com o ator, diretor e roteirista Heraldo de Deus. Essa semana o programa vai ao excepcionalmente às 23h, com horário alternativo na sexta-feira (15), às 18h, e domingo (17), às 17h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link http://youtube.com/tvebahia.

O Alto do Tororó é uma comunidade remanescente quilombola situada na região de São Tomé do Paripe, em Salvador, com forte tradição pesqueira e marisqueira. O artista plástico Ricardo Alves, que é natural de Camocim, no Ceará, há 23 anos vive no quilombo, onde produz seu trabalho, que retrata a vida cultural e social da comunidade. O pintor conta ao Bem Bahia de que forma as paisagens e os personagens do Alto do Tororó o inspiram, e como os aspectos ancestrais e identitários do povo do quilombo permeiam sua obra.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Divulgação

A Galeria Pierre Verger, no Pelourinho, recebe a exposição ‘Raízes’, da fotógrafa Amanda Tropicana, que destaca o cotidiano de lideranças femininas das comunidades quilombolas de Lagoa do Mato, Veredas do Cais e Sapé, localizadas em Caetité, no Sudoeste baiano. A artista, nascida no Rio de Janeiro e criada em Salvador, onde seus pais nasceram, conta detalhes sobre a sua trajetória e seu trabalho, e o público visitante ainda revela suas impressões sobre as obras expostas.

Esta edição do programa faz ainda um perfil do ator, diretor e roteirista Heraldo de Deus, um dos novos grandes nomes da cena cultural baiana. Formado em Teatro pela UFBA, o artista tem diversos espetáculos, curtas e longas-metragens em seu currículo, e traz valiosas contribuições para o cinema e o teatro negros baianos. Em um passeio pela orla da Ribeira, Heraldo conta para o telespectador do Bem Bahia quais são suas inspirações e como seu trabalho impacta na valorização da arte negra nas narrativas contemporâneas.

Foto: Divulgação

Acompanhe a TVE nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
twitter.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia

Fonte: Ascom/Irdeb