Fotos: Ascom/Sema

Representantes de diferentes segmentos sociais e gestores de 13 municípios do Território de Identidade do Sisal se reuniram, nesta terça-feira (26), na cidade de Serrinha, para a realização da primeira Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, que tem como objetivo fortalecer a participação social nas questões ambientais. O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) e o Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter), e marca o início de uma série de etapas preparatórias para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (4ª Cema), que ocorrerá em março de 2025, em Salvador, com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”.

“Este é um momento estratégico para mobilizar atores sociais dos municípios participantes, incentivando o debate e abordando temas como justiça climática, governança ambiental e participação social, visando consolidar estratégias eficazes para um futuro sustentável da Bahia. Também acontece, nas conferências municipais e intermunicipais, a eleição dos delegados para representar suas comunidades na etapa estadual”, explicou a coordenadora da Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais da Sema, Mariana Mascarenhas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O presidente do Consisal e prefeito de Retirolândia, Alivanaldo Martins, expressou o empenho da região sisaleira em adotar medidas para enfrentar os desafios impostos pela emergência climática. “O sucesso dessa conferência, com ampla participação dos gestores e população atendidos pelo consórcio, mostra nosso compromisso com a preservação do meio ambiente. Estamos aqui participando ativamente, mostrando a realidade do nosso território e apresentando nossas propostas para que venha melhorar a gestão ambiental e o enfrentamento ás mudanças climáticas”.

Fotos: Ascom/Sema

Segundo a coordenadora da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Neildes Santana, durante o encontro foram acolhidas cerca de dez propostas para serem analisadas na etapa estadual.“Esse é o início de uma importante etapa da Conferência que inaugura a reflexão local sobre as mudanças climáticas nos municípios, nos territórios e como afetam as populações mais vulneráveis. O importante é entender de que modo são afetados e trabalhar em propostas para o enfrentamento e a convivência com as mudanças climáticas”.

Simultaneamente também ocorre uma conferência em Nova Viçosa, segundo município que realiza de maneira individual. Até agora já estão confirmadas outras 22 Conferências Intermunicipais e nove municipais totalizando 276 municípios mobilizados. As próximas plenárias estão agendadas para Feira de Santana (28/11), Barreiras (28/11), Cruz das Almas (28/11), Andaraí (28/11), Dom Basílio (29/11), Vitória da Conquista (29/11) e Capim Grosso (29/11). Serão realizadas também três municipais em Sento Sé (28/11), Lauro de Freiras (29 e 30/11) e Saúde (29/11).

4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente – Cema

A 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema), com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, será realizada em Salvador nos dias 11 e 12 de março de 2025. A etapa estadual representará o ponto culminante de uma série de conferências locais, com a presença da sociedade civil, do setor empresarial e de gestores públicos, que discutirão propostas para enfrentar a emergência climática.

Fonte: Ascom/Inema