Uefs, Uesb e Uesc aceitam proposta do governo e repasses para Uebas devem chegar a R$ 2,3 bi em 2024
Foto: Virlane Carmo

Completando 20 anos de existência, o projeto “Cinema: Eis a Questão” é responsável pela escolha de três filmes que são cobrados nas provas do Vestibular Uesb. Neste ano, foram escolhidos os filmes nacionais “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós; “Café com Canela”, de Ary Rosa e Glenda Nicáci; e “Travessia”, de Safira Moreira. Todas as obras estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas pela internet.

Além da curadoria das obras, a ação promove o diálogo entre essas narrativas, profissionais de diversas áreas e os estudantes que participarão do processo seletivo, abrindo reflexões e novos olhares para a sociedade por meio do cinema. O primeiro produto disponível para os candidatos é o livreto “Leituras de Cinema”, com textos que comentam os filmes a partir de diversas perspectivas. O material está disponível para download gratuito e reúne três comentários para cada obra selecionada, além de outras informações sobre o projeto.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Baixe aqui o “Leituras de Cinema” do Vestibular Uesb 2025

De 12 a 14 de novembro, acontecem, ainda, bate-papos virtuais para dialogar sobre os três filmes. Os encontros serão sempre às 19 horas, no canal da Uesb no YouTube, com mediação da equipe do Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, responsável pelo projeto. A proposta é trazer olhares distintos que, somando ao de cada vestibulando, poderão ajudar a compreender diversos aspectos dos filmes escolhidos e facilitar no processo de interpretação.

Além disso, já estão disponíveis nove vídeos com comentários sobre os filmes no canal da Uesb no YouTube

Fonte: Ascom/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)