Empreendimentos da agricultura familiar da Bahia poderão acessar novos mercados com o Susaf
Foto: Fabrício Rocha

Mais de 40 empreendimentos da agricultura familiar de diversos territórios baianos passaram a contar com a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA), com a entrega do Certificado de Equivalência dos Serviços de Inspeção aos Consórcios Públicos da Bahia. O ato de entrega aconteceu durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que encerrou neste domingo (15), no Parque Costa Azul, em Salvador.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), dos Consórcios Públicos e de empreendimentos da agricultura familiar. “Tudo isso é resultado de muito trabalho em conjunto, que envolve Governo do Estado, Consórcios Públicos, Prefeituras Municipais e associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia. Na Feira, foi possível conferir de perto o resultado desse trabalho, com produtos de qualidade e inovadores”, ressaltou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Fabrício Rocha

Camila Pereira dos Santos, presidente da Associação Agropastoril Quilombola de Barra do Parateca, município de Carinhanha, e coordenadora da beneficiadora de ovos instalada na comunidade, que está recebendo a certificação do Susaf, via Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS Velho Chico), destacou que a certificação vai a alavancar o empreendimento, que já comercializa os ovos.

“É uma nova oportunidade e um novo degrau que a gente sobe. É assim, que a gente está alcançando os nossos objetivos, através da agricultura familiar e do trabalho do quilombo. É um momento muito rico para nós, esse reconhecimento, essa retratação histórica, pela qual que a gente vem lutando há tanto tempo. A nossa realidade é a da agricultura familiar, que nos proporciona uma vida melhor, uma alimentação que você sabe de onde está vindo e é bom saber que esse alimento está chegando a outras mesas de uma maneira saudável, alimentando a própria família e as outras, tendo renda. Então, nesse momento, é só de agradecer”, ressalta Camila.

Foto: Fabrício Rocha

Receberam o certificado: Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte), Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid), Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS Velho Chico), Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf) e Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal).

Sobre o Susaf

A adesão ao Susaf/BA vai permitir aos estabelecimentos com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a comercialização de produtos em todo o estado da Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e as agroindústrias de pequeno porte, promovendo um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.

O Susaf, criado pela Lei nº 14.636, de 28 de novembro de 2023 é um sistema que busca a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipal e Estadual, por meio da harmonização e padronização de procedimentos, visando à inocuidade dos produtos e segurança alimentar, simplificando a venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, ampliando o mercado, podendo comercializar em todo território baiano, fortalecendo e qualificando o SIM.

Sobre a 15ª Feira

Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), a Feira contou com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e o patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Fonte: Ascom/CAR