Foto: Matheus Lemos/Divulgação Ascom Sema

Entre os dias 16 e 20 de dezembro, a população da região Extremo Sul receberá a Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa do Governo do Estado que vai fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção e combate aos incêndios florestais. A primeira parada será na cidade de Itapebi, na próxima segunda-feira (16), onde a caravana promoverá oficinas de educação ambiental, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais.

Além de Itapebi, também serão visitados os municípios de Eunápolis, no dia 17, Belmonte (18), Santa Cruz de Cabrália (19) e Porto Seguro (20). Na programação, uma equipe de especialistas em meio ambiente, educadores, bombeiros, policiais ambientais e agentes de saúde, vai percorrer os municípios promovendo capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas, sindicatos rurais, nas sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores, e demais entidades sociais.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e coordenadora do programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, explicou que esta é mais uma etapa da caravana que teve início ainda no primeiro semestre de 2024 nas demais regiões do estado: “é uma ação transversal com a participação de diversas secretarias e órgãos estaduais que antecede os períodos mais críticos, os de estiagem. Vamos levar ações educativas e envolver as comunidades locais, construindo juntos estratégias eficazes de prevenção”.

Daniella lembrou que as caravanas, nas regiões Norte, Oeste e Chapada Diamantina, já apresentaram resultados diante dos incêndios deste ano: “jáá foi possível perceber a mudança na postura das pessoas dos locais, onde a Caravana passou. A começar pelo respeito ao Decreto da Queima Controlada [DQC] ou que contribuiu com a diminuição dos índices de incêndios na Bahia este ano. A intenção é que possamos levar a prevenção mais cedo e alcance outras comunidades”.

O projeto faz parte do programa de mesmo nome, coordenado pela Sema em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).

Incêndios Florestais

Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem em grande parte da Bahia. A cada ano, o programa Bahia Sem Fogo vem aperfeiçoando sua atuação, realizando campanhas anuais de prevenção e fiscalização voltadas para os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado, que estão nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste Baiano.

Agenda

16/12 – Itapebi
17/12 – Eunápolis
18/12 – Belmonte
19/12 – Santa Cruz de Cabrália
20/12 – Porto Seguro

Fonte: Ascom/Inema