O Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alcançou em 2024 uma marca expressiva, totalizando 130.869 atendimentos realizados por videoconferência até o início de dezembro. A média é de 500 atendimentos diários prestados de segunda a sexta, sempre no formato on-line, com acesso pelo www.sefaz.ba.gov.br/balcao-virtual. Os números confirmam a eficácia da plataforma como um canal digital que simplifica o acesso aos serviços por parte dos contribuintes baianos, reforçando o compromisso da Sefaz-BA com a modernização e a acessibilidade nos serviços fiscais.

Entre os atendimentos realizados, a maior procura foi para o Plantão Fiscal, que tira dúvidas sobre legislação e outros serviços: foram 16.988 contribuintes contemplados, o que corresponde a 13% do total. Em seguida, ficaram as orientações sobre a Nota Fiscal Avulsa, com 14.525 atendimentos (11% do total). A emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) somou 12.928 contribuintes atendidos, cerca de 10% do total. Já as solicitações relacionadas ao Cadastro de Contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também responderam por cerca de 10% do total, somando 12.832 atendimentos. 

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Outros serviços muito demandados em 2024 foram o parcelamento de tributos, o atendimento relativo ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITD), orientações sobre o Refis ICMS e consultas ao Conselho de Fazenda Estadual (Consef).

Comentários deixados na aba de avaliação dos serviços aprovam a eficácia da modalidade. “Recurso espetacular com um atendimento super diferenciado! Deveria ser replicado para outros estados. Parabéns por essa iniciativa!”, escreveu um contribuinte, após ser atendido pela equipe do Balcão Virtual.

Para Wadja Barboza, gerente de Atendimento Presencial da Sefaz, o Balcão Virtual é mais um avanço tecnológico da Fazenda estadual, destinado a facilitar a vida do contribuinte baiano. “Esses resultados refletem a confiança dos usuários no ambiente virtual da Sefaz, que se consolidou ao longo do ano como uma solução ágil e eficiente, reduzindo a necessidade de deslocamento até unidades de atendimento presencial e otimizando o tempo dos contribuintes”, afirma.

Como acessar o Balcão

O atendimento pelo Balcão Virtual funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados). Para ser atendido, basta acessar www.sefaz.ba.gov.br/balcao-virtual, escolher o serviço e clicar em ‘continuar’. Após pedido aceito, o contribuinte será encaminhado para atendimento. Para acessar pelo celular ou tablet, é preciso baixar gratuitamente o Microsoft Teams, onde acontece a videoconferência. O usuário precisa habilitar a câmera e o microfone do aparelho. Caso o acesso seja feito pelo computador, não há necessidade de baixar o app.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA