Show de Mari Fernandes - Foto: Flávia Maciel

Mais de sete mil pessoas, dos quatro cantos da Bahia, se reuniram na Arena Fonte Nova, em Salvador, para prestigiar o encerramento do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, na tarde desta quinta-feira (dia 19), com a final do Festival Conecta Voz, seguida da apresentação da cantora Mari Fernandez. O evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e destaca as produções literárias, artísticas e projetos de iniciação científica e tecnológicos desenvolvidos por estudantes e professores das escolas estaduais ao longo do ano letivo.

Ao celebrar o sucesso do Encontro Estudantil, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressalta os frutos colhidos pela rede estadual ao longo do ano. “Esse é um momento muito festivo para nós, mas também é o momento para avaliar o que fizemos durante 2024. Fizemos muita coisa boa. O fruto está aqui neste encontro. Temos uma infinidade de projetos de iniciação científica, de pesquisa e de apresentação dos projetos estruturantes. Temos o maior encontro estudantil do Brasil, e ele acontece aqui na Bahia”, declara.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Com o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, neste ano, o Encontro Estudantil contou com uma ampla infraestrutura, além de logística de transporte, alimentação e hospedagem dos cinco mil estudantes e dois mil professores dos 27 Territórios de Identidade.

Estudante Maria Eduarda – 1° lugar no Festival Conecta Voz – Foto: Memo Soul

Para o professor Geovan Ribeiro, do Colégio Estadual de Tempo Integral Castro Alves, localizado na cidade de Adustina, a experiência é transformadora. “Estar aqui acompanhando meus alunos é muito gratificante, porque vemos que nosso trabalho surtiu grandes resultados e que vale a pena insistir na aprendizagem do estudante. Já estive aqui no ano passado com esses mesmos alunos e, hoje, é sempre um privilégio, tanto para mim quanto para eles”, afirmou.

Entre os estudantes, o entusiasmo é evidente. José Arthur Souza Diamantino, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Canápolis, no Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente (NTE 23), apresentou o projeto Ecopet Master Feeder, e compartilhou sua experiência. “Estamos muito felizes por poder participar e prestigiar essa iniciativa. É uma grande satisfação estar em um evento tão bem estruturado, realizado pelo Governo do Estado, que nos deu a oportunidade de conhecer a Arena Fonte Nova, um espaço tão grandioso. Minha expectativa é que possamos fazer um ótimo trabalho nesses três dias de evento e representar o Colégio Rui Barbosa com ainda mais orgulho”, declarou.

Protagonismo estudantil em foco

Durante os três dias, a programação do Encontro Estudantil deu luz à criatividade, capacidade e força da juventude baiana, cujo protagonismo estudantil ficou evidente nos debates realizados no Encontro Estadual dos Líderes de Classe e Jovem Ouvidor, nas exposições dos  250 projetos de Iniciação Científica e de desenvolvimento de Tecnologias expostos nos Seminários Territoriais da Educação Profissional, nos 50 projetos desenvolvidos em oficinas educativas do Educa Mais Bahia nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino e nos 277 projetos que foram destaque na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba). E também nas apresentações dos projetos estruturantes Dança Estudantil (Dance); Encontro de Corais Estudantis (Encante), Festival de Teatro Estudantil (Feste); Artes Visuais Estudantis (Ave); Tempos de Arte Literária (Tal); Produção de Vídeos Estudantis (Prove); e Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Festival Conecta Voz, parceria com o grupo Warner.

Os classificados no 1°, 2° e 3° lugares foram premiados, além dos professores-orientadores dos projetos em uma iniciativa que valoriza ainda mais o trabalho dos educadores. Outro destaque foi a criação do Espaço Arte de Rua, onde o público conheceu e praticou a arte da grafitagem, e do Espaço Educar, dedicado aos professores. Houve ainda a participação ativa dos estudantes da Agência de Notícias, na cobertura colaborativa, entrevistas e produção de conteúdos com linguagem mais moderna, dando maior visibilidade ao evento.

Parcerias e ações

Este ano, o Encontro Estudantil teve a participação das secretarias estaduais da Saúde (Sesab), de Segurança (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM), além do  Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os órgãos parceiros realizaram campanhas informativas e ações de prestação de serviço, como aplicação de vacinas e emissão de documentos,  e da Coordenação Geral de Políticas para Juventude (Cojuve) e das a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) que participaram com stand para divulgação dos cursos e programas de assistência e permanência estudantil

Fonte: Ascom/SEC