Foto: André Frutuôso

Com foco em impulsionar a agricultura familiar e abrir novos horizontes para as cooperativas baianas, o Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar da Bahia reuniu dirigentes de organizações produtivas e instituições públicas, trazendo serviços, soluções e políticas públicas para o biênio 2025-2026. O evento aconteceu em Salvador durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, e teve como objetivo alinhar estratégias e firmar pactuações em torno de crédito, logística e acesso a novos mercados para agroindústrias familiares.

Foto: André Frutuôso

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ressaltou a importância de integrar cooperativas dinâmicas e instituições financeiras ao debate. “Tem que ter crédito, logística e novos mercados abertos. Estamos olhando para exportação, mercado Sul e Sudeste, além do mercado baiano. É por isso que Correios, Banco do Nordeste e Banco do Brasil estão aqui. A ideia é construir ferramentas e soluções que permitam às cooperativas adentrarem esses novos mercados, levando nossos produtos para consumidores em todo o Brasil e até fora dele”, afirmou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O evento contou com apresentações sobre agroindústria e iniciativas que destacam o papel das cooperativas baianas no cenário nacional e internacional.

Foto: André Frutuôso

Abertura de novos mercados e fortalecimento da logística

Durante o encontro, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo do Estado, via CAR, Unicafes, e os Correios, visando oferecer serviços logísticos e consultorias para as cooperativas da Bahia. Segundo Jeandro Ribeiro, essa parceria é fundamental para garantir que os produtos da agricultura familiar cheguem com segurança e eficiência ao consumidor final.

“A marca Correios traz confiança. Imagine comprar um produto direto no site Mercaf, que estamos relançando, e saber que ele será entregue com eficiência e segurança. Essa parceria fecha o elo entre quem produz, quem comercializa e quem compra”, destacou Jeandro.

Foto: André Frutuôso

Evelin Negrão, superintendente dos Correios na Bahia, reforçou o compromisso da empresa com a agricultura familiar: “stamos orgulhosos dessa parceria. Nosso objetivo é oferecer soluções logísticas que possibilitem a expansão da produção dos agricultores familiares, permitindo que seus produtos cheguem a outras regiões do Brasil e até a mercados internacionais”.

Parceria com a Nestlé para o cacau baiano

Outro destaque do encontro foi a assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Nestlé, com o objetivo de desenvolver projetos voltados ao bem-estar no campo e ao incremento da produtividade de cacau na Bahia.

Bárbara Sartunar, diretora executiva da Nestlé, enfatizou a relevância dessa colaboração: “o Brasil é o principal mercado para os nossos confetes, e o cacau é uma matéria-prima essencial. Esse protocolo fortalecerá a produtividade e a qualidade do cacau baiano, consolidando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a excelência do produto”.

Soluções para 2025-2026

Com foco na gestão, acesso ao crédito e integração de políticas públicas, o encontro destacou a necessidade de cooperativas dinâmicas atuarem em um ambiente favorável ao desenvolvimento. A agenda incluiu discussões sobre exportação, ampliação do mercado interno e ferramentas que garantam sustentabilidade e inovação para as agroindústrias familiares.

Sobre a 15ª Feira

O encontro fez parte da programação técnica da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e o patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Fonte: Ascom/CAR