Foto: Amanda Chung/ Ascom SEC

De 17 a 19 de dezembro, a Arena Fonte de Nova, em Salvador, vai sediar o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, que, este ano, terá como tema “Artes, ciências e democracia: caminhos para a sustentabilidade”. Nesta edição, o evento bate o recorde de participação. Serão 5 mil estudantes apresentando seus projetos em diferentes áreas do conhecimento, desenvolvidos ao longo do ano letivo, em suas escolas.

O Encontro dá visibilidade a projetos estruturantes das unidades escolares da rede estadual apresentados em feiras literárias, mostras científicas, visitas técnicas, performances artísticas, estações do saber e conexões em mídia e TV, entre outros. Destacam-se, ainda, trabalhos voltados ao desenvolvimento de tecnologias sociais, às encenações de arte dramática e às apresentações de dança, música e atividades desportivas que qualificam o tempo formativo e o currículo escolar, bem como potencializam a aprendizagem dos estudantes.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Amanda Chung/ Ascom SEC

Todos os 27 Territórios de Educação da Bahia estarão representados no evento, que terá cerca de 550 expositores, colocando o foco sobre o protagonismo estudantil.  

Ciência e sustentabilidade

Parte desses talentos pode ser conferida na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba); nos Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica; e nas mostras das ações desenvolvidas nas oficinas do Programa Educa Mais Bahia. Este ano, a rede estadual de ensino atingiu um marco histórico com mais de três mil projetos estudantis inscritos, mais do que o dobro do ano passado.

Foto: Amanda Chung/ Ascom SEC

Para a 12ª Feciba, 1.516 projetos foram submetidos – número recorde quando comparado às edições anteriores. Já os Seminários Territoriais somaram outros 1.398 e a 1ª Mostra de Projetos do Educa Mais Bahia contou com 153 inscritos. 

Entre os projetos que serão apresentados está o Bloco Ecológico, que utiliza fibra de coco, desenvolvido por estudantes do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova, na região Norte da Bahia (a 573 km de Salvador).  A fibra abundante na região substitui a areia na produção do item de construção. O projeto ainda agrega outros materiais descartados pela construção civil e cria uma alternativa sustentável que contribui para a proteção do meio ambiente. Além disso, a iniciativa tem um foco social, pois irá utilizar o material em localidades carentes onde muitas residências são feitas de taipas.

Conecta Voz

Em 2024, uma das novidades é que a Sua Música, maior plataforma brasileira de streaming; a Warner Music Group; e sua distribuidora Ada Brasil firmaram parceria com o projeto Face (Festival Anual da Canção Estudantil ) – Conecta Voz, iniciativa destinada a valorizar o talento musical dos estudantes da rede estadual.

Na primeira fase do Conecta Voz, os participantes foram divididos em oito blocos macroregionais, contemplando os 27 Núcleos Territoriais de Educação, com apresentação de 12 canções inéditas cada. Os oito shows regionais ganharam transmissão ao vivo no Youtube da TV Conexões, e têm uma playlist especial no Sua Música, aberta para o público ouvir e conhecer os talentos.

De cada uma dessas macrorregiões, dois vencedores – um eleito por um júri especialista e outro por eleição popular – através da faixa mais ouvida da playlist na plataforma. Os 16 finalistas participarão da grande final, que acontecerá na Arena Fonte Nova, durante o Encontro Estudantil.

Na área de Artes e Cultura, o evento terá, ainda, as apresentações dos projetos Encontro de Corais Estudantis (Encante) e Dança Estudantil (Dance), que acontecerão em um palco montado no gramado da Arena, onde também será realizado o show de encerramento com uma atração-surpresa. Outro espaço será destinado à exposição das obras dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) , Educação Patrimonial e Artística (EPA).

Fonte: Ascom/SEC