Foto: Mário Marques - Ascom/SDE

A fábrica da Placo, do grupo francês Saint Gobain, instalada há 10 anos no município de Feira de Santana, na Bahia, recebeu a visita de membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na última semana. A comitiva foi conhecer de perto a produção de placas de gesso da unidade, que anunciou em outubro, projeto de modernização, ao assinar protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da SDE, com investimento de 10 milhões. A planta baiana é a única do Brasil a produzir a placa Glasroc X, de alta resistência à umidade e raios UV.

“Visitamos a Placo, líder global de gesso acartonado da Saint Gobain, instalada em Feira de Santana. Ficamos animados com o que ouvimos, com a expansão da planta e com a visita à fábrica, que é muito moderna e tem uma tecnologia de ponta fantástica. Fico orgulhoso de saber que Feira abriga uma líder mundial em construção leve e sustentável. O nosso governador Jerônimo Rodrigues nos deu a tarefa de manter o bom diálogo e o bom entendimento com o setor produtivo do estado e estamos cumprindo a tarefa com muita alegria”, afirma Angelo Almeida, secretário da SDE.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Mário Marques – Ascom/SDE

De acordo com o diretor Executivo Industrial da Saint-Gobain, Francenir Roberto de Paula, a placa de drywall é uma solução econômica importante para construção civil, tanto em tempo, quanto em desperdício. “A placa de gesso é sustentável e inovadora, gerando uma demanda importante no mercado nacional. Isso fez com que nossa unidade crescesse a produção nos últimos anos, nos deixando em um nível de saturação muito próximo do máximo. A unidade funciona sete dias da semana, nos três turnos. A parceria do governo e a renovação dos benefícios, facilita nossa modernização e a continuidade da operação e até a começar a pensar em novos investimentos para continuar desenvolvendo esse mercado”, diz.

Formação e premiação

O diretor explicou ainda que o grupo investe na formação de mão de obra para aplicação correta das placas de gesso, já que é uma solução ainda nova no mercado. A unidade faz treinamento com a comunidade local, para que seus materiais sejam difundidos e aplicados cada vez mais com segurança.

Foto: Mário Marques – Ascom/SDE

Nos últimos anos, a unidade baiana foi premiada pela Saint-Gobain dentro e fora do Brasil. O prêmio nacional foi em reconhecimento ao seu Desempenho Operacional entre das fábricas de Produtos Para Construção. Já os internacionais foram entre as fábricas de produção de placa de gesso: ‘Best Energy Index – South and Noth America’, relacionado com eficiência energética e ‘Best Safety Performer – South and Noth America’, relacionado ao sistema e resultados de segurança e saúde do trabalhador.

A comitiva da SDE, capitaneada pelo secretário Angelo Almeida, foi formada pelas diretoras de Análise e Monitoramento de Incentivo sobre Áreas Produtivas, Lorena Lima e de Análise e Monitoramento de Incentivos Fiscais, Eliza Requião. O diretor Executivo Industrial da Saint-Gobain, Francenir Roberto de Paula, recebeu a secretaria acompanhado da Tatiana Silveira, gerente da unidade Placo, do Gunnar Moreira, gerente de Engenharia e da Rose Abreu, coordenadora Financeira.

Fonte: Ascom/SDE