Foto: Tiago Jr/Ascom Sema/Inema

A Baía de Todos-os-Santos (BTS) foi palco, nesta terça-feira (10), de uma apresentação especial dos novos equipamentos entregues pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) para reforçar o trabalho da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). Realizado na Marina da Penha, na Ribeira, o evento reuniu representantes da comunidade náutica e de organizações sociais e ambientais da BTS, para conferir de perto as sete motos aquáticas, nove quadriciclos e sete carretas para transporte. Os equipamentos irão intensificar o combate a crimes ambientais na região.

O secretário da Sema, Eduardo Sodré, pontuou o caráter estratégico do investimento e dos equipamentos adquiridos por meio do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa). “É fruto de um trabalho que teve inicio em 2023, quando publicamos o decreto de conversão de multas ambientais, que possibilitou transformar esses recursos em políticas públicas efetivas para áreas prioritárias, especialmente nosso compromisso com a proteção desta baía de valor ambiental, histórico e cultural inestimável para os baianos”, explicou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Tiago Jr/Ascom Sema/Inema

O gestor pontuou ainda que “a entrega dos equipamentos marca mais um passo neste trabalho conjunto, em várias frentes de atuação do Governo, no enfrentamento aos desafios ambientais, ampliando significativamente o orçamento da pasta de meio ambiente, que está investindo na compra de equipamentos, na valorização dos agentes públicos e fortalecendo as parcerias com segmentos sociais e produtivos”.

O investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão reforça a estrutura da COPPA, ampliando sua capacidade de atuação em áreas de difícil acesso, como trechos costeiros e de mata fechada. “Esses equipamentos reforçam o nosso policiamento e a proteção do meio ambiente. Eles serão essenciais no combate à pesca ilegal e com bomba, tanto no mar como nos manguezais. Temos aqui representada essa integração da Sema com a Marinha, a Polícia Federal e as associações náuticas”, destacou o comandante de policiamento especializado da PM, coronel Henrique Melo.

Foto: Tiago Jr/Ascom Sema/Inema

Já a comandante da COPPA, major Érica Patrícia, ressaltou o impacto positivo que os novos equipamentos terão na fiscalização ambiental. “Essa parceria traz mais uma motivação para a nossa tropa. São veículos novos que chegam e que terão, como consequência, um excelente serviço prestado à nossa comunidade, a nosso meio ambiente e a nossa Baía de Todos-os-Santos”.

O evento simboliza um passo importante na união de esforços para proteger os ecossistemas, consolidando a parceria entre o governo, a sociedade civil e a comunidade náutica em prol de um futuro mais sustentável.

Foto: Tiago Jr/Ascom Sema/Inema

“A comunidade náutica celebra essa iniciativa, que reforça a segurança e a preservação de nossas águas e costas. Uma honra estar aqui presenciando esse momento histórico. Parabéns a todos os envolvidos”, acrescentou o presidente da Associação Náutica da Bahia (ANB), Santiago Campo.

Representando o Observatório BTS, o morador da Península de Itapagipe Moyses Cafezeiro ressaltou: “Ficamos entusiasmados e confiantes vendo o empenho de diversos órgãos estaduais. É um patrimônio que precisa ser protegido por todos”.  

O evento contou também com a presença do capitão dos Portos da Bahia, Wellington Gagno, da diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, do coordenador de Gestão de Fundos, Pedro Tojo, e da assessora técnica Maiana Pitombo.

O Ferfa é um fundo de natureza patrimonial, que tem por objetivo financiar a execução da Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção da Biodiversidade. Também apoia financeiramente projetos socioambientais originados por demanda espontânea ou induzida. Esses projetos têm o público-alvo, a abrangência, e os eixos temáticos definidos a partir de linhas de fomento estabelecidas em consonância com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Fonte: Ascom/Sema