Foto: Ascom/Seades

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) promoveu, na terça-feira (24), a segunda edição do “Natal Mais Social”. A iniciativa garantiu a distribuição gratuita de 1,5 mil refeições, produzidas pelo Restaurante Popular do Comércio, à população em situação de vulnerabilidade, em Salvador.

A Seades, através da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (Sisa) e da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad),com apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), realizou as entregas nos bairros de Nazaré, Gamboa, Aquidabã, Pela Porco, Mares, Comércio, Água de Meninos, Piedade, Pelourinho e Largo de Roma.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/Seades

“Esta agenda integrada é mais uma afirmação do compromisso do Governo do Estado em levar a garantia de direitos para as pessoas. Seguimos firmes nesta grande corrente de combate à fome na Bahia”, enfatizou a titular da Seades, Fabya Reis.

“Juntamente com a Seades, nós do Corpo de Bombeiros estamos participando desta importante ação de ajudar o próximo. Ficamos muito felizes em poder fazer parte e levar comida para as pessoas no Natal”, afirmou o o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB), coronel Adson Machesini.

“Com muito carinho preparamos pratos compostos por frango ao molho Califórnia, arroz colorido, farofa rica, e de sobremesa, bombom de chocolate. Saber que estamos contribuindo com um Natal mais feliz, através da alimentação, para as pessoas é muito gratificante”, declarou a nutricionista do restaurante popular, Elaine Marques.

Foto: Ascom/Seades

“No passado, eu já passei fome e sei da importância de ações como essa, que levam alimentação saudável para as pessoas. Comer é um direito de todos, por isso parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa”, destacou a liderança do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Viviane Pereira.

A ação contribui para a promoção do bem-estar da população em situação de rua e o exercício da cidadania, com o objetivo de beneficiar os indivíduos mais vulneráveis, em alinhamento às políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que visam fortalecer a garantia do direito humano à alimentação adequada, assegurando o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

A agenda também contou com a presença de representações do MNPR, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Pau da Lima, Rede CataBahia e do Papo de Mulheres.

Restaurantes Populares

Coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Seades, os Restaurantes Populares (RPs) situados nos bairros da Liberdade e Comércio (Salvador) oferecem refeições elaboradas, nutricionalmente balanceadas, que contribuem para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional.

Os RPs oferecem refeições diárias, comercializadas por R$ 1,00, destinadas para trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, gestantes, moradores em situação de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade social. Crianças até cinco anos não pagam.

Atualmente, os RPs estão em processo de modernização. A reforma abrange uma série de intervenções técnicas, que inclui obras civis, melhorias na acessibilidade, manutenção das instalações elétricas, do sistema de climatização, de prevenção e combate a incêndios, nas instalações de gás na área da cozinha e no sistema de exaustão. O aporte total é de R$ 11,2 milhões.

Fonte: Ascom/Seades