Sarau movimenta Encontro Estudantil com apresentações de produções textuais
Estudante Layla Lopes - Foto: Emerson Santos

Os estudantes da rede estadual de ensino finalistas do projeto Tempos de Arte Literária (TAL) deram um show de talento nas apresentações realizadas no Sarau do Tal, durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação, que acontece até esta quinta-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O projeto visa estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais, por meio do qual os estudantes se expressam em diferentes gêneros textuais, a exemplo de poemas, poesias, crônicas, cartas e cordéis.

A estudante Monalisa Trindade, 16, 2º ano, do Colégio Estadual São Sebastião, localizado em Caturama, declamou o seu poema “Grilhões da diversidade”. “O poema traz à tona a formação social e cultural do Brasil, desde o período da chegada dos europeus ao novo mundo, o encontro com os indígenas, os povos originários e a escravização deles e, também, dos africanos que foram trazidos para o Brasil. Ele aborda toda a dor e sofrimento que este processo trouxe para a formação do Brasil”, destacou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Estudante Monalisa Trindade – Foto: Emerson Santos

Com a leitura da sua carta intitulada “Hipotermia”, o estudante Jônatas Alves, 17, 3° ano, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado, trouxe um contexto de desigualdade social. “A minha intenção é mostrar um cenário invisibilizado, de opressão e de emergência que é ignorado, onde uma pessoa, que é moradora de rua, acaba por morrer de frio. É muito importante que exista esse espaço através da arte, porque é através da arte que a gente consegue realmente trazer para as pessoas o que acontece de fato”, comentou.

Já a estudante Layla Lopes, 17, 3° ano, do Colégio Estadual Necy Novaes, localizado no distrito de Pereira, em Santaluz, apresentou o seu cordel “Vida, infância da morte”. “Se a vida é apenas uma passagem e a infância é uma passagem de sorte, a vida, então, seria a infância da morte. Eu trato no meu texto da vida como uma espécie de linha do tempo que tem continuidade em um mundo além daqui e uma visão do ser humano enquanto personagem desse enredo”, explicou.

Estudante Jônatas Alves – Foto: Emerson Santos

O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação traz, neste ano, o tema “Artes, ciências e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, reunindo cerca de 7 mil pessoas, entre estudantes, educadores e gestores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, na Arena Fonte Nova, em torno das apresentações artísticas e de projetos de iniciação científica e tecnológicos desenvolvidos nas escolas públicas estaduais e oficinas formativas. A programação prossegue ao longo desta quinta-feira (19) e será encerrada com a realização do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), às 19 horas.

Confira a programação do Encontro Estudantil da Rede Estadual no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Fonte: Ascom/SEC