Produtores rurais já podem realizar serviços relativos ao ICMS pela plataforma ba.gov.br
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Os usuários da ba.gov.br, a plataforma de serviços públicos digitais do governo baiano, agora podem conferir dados e estatísticas atualizados diariamente sobre suas interações com a ferramenta. O conteúdo é mais uma das novidades que estão sendo oferecidas aos cidadãos baianos com o objetivo de promover transparência para a sociedade e democratizar o acesso às informações levantadas pelo Estado por meio da solução de Business Intelligence (BI) da plataforma ba.gov.br.

Para acessar a página com as suas informações individuais, o usuário deve realizar login na plataforma, clicar no ícone com o seu nome e, em seguida, selecionar a opção Minhas Atividades. Na próxima página, é possível visualizar desde o número total de solicitações concluídas e em andamento até a lista dos serviços mais utilizados nos últimos doze meses, o ano em que o usuário mais utilizou a plataforma e o primeiro e último serviço requisitados.

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Perfil dos Municípios

Além da página Minha Atividades, outra novidade disponibilizada recentemente pela solução é o Painel de Perfil dos Municípios, que traz dados também atualizados diariamente sobre o uso da plataforma pelos cidadãos de cada um dos 417 municípios baianos. Interativo, o painel permite que o usuário selecione um município para consultar dados específicos, por exemplo, sobre adesão da população local à plataforma, serviços e postos de atendimento mais procurados, distribuição dos usuários por sexo e faixa etária, e indicadores das áreas de saúde, educação e emprego, entre outros.

O painel pode ser visualizado por qualquer usuário na plataforma e no portal ba.gov.br (www.ba.gov.br), sem necessidade de login prévio. Para isso, basta ir até o menu principal, arrastar o mouse até o campo Observatório e em seguida selecionar Perfil dos Municípios. O conteúdo funciona como um complemento para a página de Indicadores, também disponível de forma aberta para os usuários, a partir no campo Observatório. Lá, o usuário encontra gráficos e estatísticas gerais sobre a utilização da plataforma, incluindo indicadores semelhantes aos disponíveis no Painel de Municípios e dados como o percentual de avaliação da plataforma e o Top 10 dos seus serviços mais bem avaliados. 

“Com as novas funcionalidades, os cidadãos baianos podem agora acompanhar de perto suas interações com o governo, acessando dados personalizados sobre seus serviços solicitados. Além disso, o painel interativo permite explorar dados detalhados sobre o uso da plataforma em cada município, oferecendo insights sobre os serviços mais demandados, a satisfação dos usuários e outros indicadores relevantes. Essa iniciativa demonstra o compromisso do governo baiano com a transparência e a participação dos cidadãos.”, afirma Anderson Barbosa, da Coordenação de Transformação Digital da Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) em parceria com a Saeb, a plataforma ba.gov.br conta hoje com mais de cinco milhões de usuários cadastrados e oferece 468 serviços públicos à população. Disponível para o cidadão desde 2018, inicialmente com o nome de SAC Digital, a solução foi relançada no ano passado pelo governo baiano – por meio da sua Secretaria de Comunicação (Secom) -, com a marca ba.gov.br, passando a funcionar como canal único de informações e serviços do Estado.

Fonte: Ascom/Saeb