Antiga sede do governo baiano, o Palácio Rio Branco é o novo endereço da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) a partir da próxima segunda-feira (29). Desde outubro de 2008, o gabinete do secretário já estava funcionando no Centro Histórico de Salvador, dentro da estratégia do governo de reocupar o Centro cidade como parte das ações do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo.

A reocupação do CHS pelo poder público foi identificada pelos consultores da Unesco como um dos fatores para a reabilitação da área, lutando contra o esvaziamento da região desde o início nos anos 70. No Palácio Rio Branco se instalam agora, a diretoria geral e a Superintendência de Cultura. Apenas a Superintendência de Promoção Cultural permanece temporariamente no prédio do Desenbahia, na Avenida Tancredo Neves.

O novo endereço da Secult é Praça Thomé de Souza, s/n – Centro – CEP: 40.020-010 – Salvador/Bahia. Os telefones para contato são (71) 3103-3400 / 3103-3434, ambos da portaria e (71) 3103-3440/3441, na Assessoria de Comunicação.

Palácio 
Em fachada eclética, refinado interior em estilo do período belle époque, o Palácio Rio Branco tem projeto do arquiteto italiano Júlio Conti e concepção de interiores de Filinto Santoro, da Real Universidade de Nápoles. A edificação, que sintetiza o início da história do Brasil, está a 70 metros de altura do nível do mar, no mesmo local onde Tomé de Souza edificou, a partir de 1549, a primeira casa governamental do Brasil.

Administrado pela diretoria geral da Secult, o Palácio comporta duas galerias para exposições artísticas, além do Memorial dos Governadores. O local também possui um gabinete para o governador, que passará a despachar na edificação em data a ser divulgada.