O programa Trilha/Setre, iniciativa voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho, entrega, neste sábado (27), às 10h, em Ipirá, a 209 quilômetros de Salvador, certificados à maior turma, com 701 jovens dos municípios de Ipirá, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Lapão, Sobradinho e Xique-Xique. A solenidade será realizada na Praça de Eventos da Estação de Lazer da Fundação Antonio Almeida e Silva (Fundal), executora dos cursos.

Os jovens tiveram a oportunidade de escolher dois modelos de cursos, oferecidos gratuitamente pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), da Casa Civil. Um, com 350 horas, nas áreas de Administração, Turismo e Hospitalidade, Transporte, Alimentação, Pesca e Piscicultura, Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida, Esporte e Lazer. O outro, com 600 horas, em Construção Civil (pedreiro, pintor e eletricista), Metal Mecânica (soldagem, caldeiraria e ferramentaria) e Telemática (help desk e telemarketing).

O Trilha/Setre tem como meta atender a mais de 10 mil jovens em 61 municípios baianos. Até o mês de setembro foram qualificados 3.228. Em formação, nas salas de aula, ainda estão mais 4.308. O programa envolve ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social. Os beneficiados pelo programa são jovens entre 18 e 29 anos, residentes na zona rural e urbana do estado, pertencentes às famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Como ajuda de custo para acompanhar as aulas, recebem uma bolsa-auxílio, no valor de R$100.