Na temporada de verão, a Bahia receberá oito voos charters semanais da Argentina, trazendo em média 30 mil turistas, que irão injetar cerca de US$ 37 milhões na economia baiana. Essa é a maior operação de voos fretados em 30 anos daquele país para o estado.

O pool de operadores – Thesys, All Seasons, Eurovips, Interlands e Top Dest – fretou 13 voos para todo o Brasil, mas a Bahia ficou com quase 60% deste montante. “Mesmo com o câmbio desfavorável para os argentinos, eles não deixam de ir à Bahia, principalmente para destinos como Salvador, Porto Seguro, Costa do Sauípe, Morro de São Paulo e Praia do Forte”, explicou Laura Martinez, da operadora Top Dest.

De acordo com Emília Salvador Silva, presidente da Bahiatursa, que esteve, nesta quarta-feira (15), no lançamento dos vôos, em Buenos Aires – com a presença de 120 agentes, operadores e jornalistas – cada turista gasta em média US$ 1.200 durante sete dias. “Isso é dinheiro novo injetado na economia baiana”.

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e da Bahiatursa, apoiam os voos com ações promocionais, materiais de folheteria da ‘Bahia é Muito Mais’ e receptivos nos aeroportos. “Nós agradecemos pelo esforço deste grupo, que aposta e acredita no destino Bahia”, enfatizou Emília. Este ano, a Bahiatursa realizou sete ações promocionais na Argentina, incluindo press trips, famtours, capacitações e participações em eventos e feiras, o que ajudou a potencializar este resultado.

A representante da operadora Thesys, que comercializa 90% dos seus pacotes para o Estado, José Maria Jaroslavsky, disse que esta foi, historicamente, a maior operação já realizada entre Argentina e Bahia. As aeronaves, que farão o trajeto de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro, são da Companhia Aérea Andes.

Copa 2014
No início de 2011, a Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas farão o lançamento do Roteiro Internacional para a Copa 2014, em Buenos Aires. Batizado de ‘Brasil 3’, o roteiro foi construído de forma modular e temática, e traz diversas opções diferentes para o turista – Brasil Cultural, Brasil Sol e Praia, Brasil Ecoturismo. Cada pacote consistirá em 12 dias divididos entre os três estados, podendo o visitante montar o roteiro à sua preferência.